Buscar

O líquido amniótico (LA) desempenha papel de grande importância no desenvolvimento da gestação, devido aos benefícios para o feto, sua função é a d...

O líquido amniótico (LA) desempenha papel de grande importância no desenvolvimento da gestação, devido aos benefícios para o feto, sua função é a de amortizar o ambiente fetal contra traumas, e possui propriedades antibacterianas, além do fato de que um volume satisfatório de líquido amniótico é necessário para a movimentação fetal e, assim, um adequado desenvolvimento do sistema músculo-esquelético, gastro-intestinal e pulmonar, e também para a integridade das membranas corio-amnióticas, evitando a formação de bridas e as malformações fetais consequentes. Portanto, a diminuição de LA (oligoâmnio) ou o aumento exagerado (polidrâmnio) estejam associados com aumento da morbidade fetal e perinatal.  Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:  I. O balanço do LA é determinado pelo ajuste entre mecanismos secretores como a urina fetal e o exsudato, capacidade de troca materno-fetal no espaço interviloso e mecanismos de absorção, como os realizados pelas membranas cório-amnióticas e deglutição fetal.  II. A ocorrência de oligoidrâmnio no primeiro trimestre da gestação é rara e, geralmente, de etiologia indeterminada. No segundo trimestre, a principal causa são as malformações do trato urinário fetal, seguida pela rotura prematura das membranas ovulares, sendo a insuficiência placentária, exceção. Por sua vez, quando diagnosticado no terceiro trimestre da gestação, suas causas principais são a rotura prematura das membranas ovulares e a insuficiência placentária, embora algumas vezes a etiologia não possa ser determinada.  III. Alguns casos de polidrâmnio idiopático, sobretudo os mais leves, resolvem-se espontaneamente, tem sido associado a um menor risco de resultados maternos e perinatais adversos, como dificuldade respiratória materna, parto prematuro, apresentações anômalas, prolapso de cordão, rotura prematura das membranas ovulares, trabalho de parto prolongado, atonia uterina pós-parto e descolamento prematuro da placenta após rotura das membranas. Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:

I. O balanço do LA é determinado pelo ajuste entre mecanismos secretores como a urina fetal e o exsudato, capacidade de troca materno-fetal no espaço interviloso e mecanismos de absorção, como os realizados pelas membranas cório-amnióticas e deglutição fetal.
II. A ocorrência de oligoidrâmnio no primeiro trimestre da gestação é rara e, geralmente, de etiologia indeterminada. No segundo trimestre, a principal causa são as malformações do trato urinário fetal, seguida pela rotura prematura das membranas ovulares, sendo a insuficiência placentária, exceção. Por sua vez, quando diagnosticado no terceiro trimestre da gestação, suas causas principais são a rotura prematura das membranas ovulares e a insuficiência placentária, embora algumas vezes a etiologia não possa ser determinada.
III. Alguns casos de polidrâmnio idiopático, sobretudo os mais leves, resolvem-se espontaneamente, tem sido associado a um menor risco de resultados maternos e perinatais adversos, como dificuldade respiratória materna, parto prematuro, apresentações anômalas, prolapso de cordão, rotura prematura das membranas ovulares, trabalho de parto prolongado, atonia uterina pós-parto e descolamento prematuro da placenta após rotura das membranas.
a. I e II, apenas.
b. II, apenas.
c. II e III, apenas.
d. III, apenas.
e. I, apenas.

Essa pergunta também está no material:

U2 - Avaliação da Unidade Enfermagem na Saúde da Mulher
1 pág.

Fisioterapia na Saúde da Mulher UnimeUnime

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa c. II e III, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais