Buscar

FÓRUM 1

Prévia do material em texto

FÓRUM 1 – MENDELISMO E DIVISÃO CELULAR
VALOR: 2.0 
1. Como você explicaria a relação entre: cruzamentos monoíbridos e 1ª Lei de Mendel; e cruzamentos diíbridos e 2a lei de Mendel?
A primeira lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação, diz que cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas e para chegar a esse resultado, Mendel utilizou o experimento denominado de cruzamento monoíbridos em que se estuda os fatores responsáveis por uma única característica do hibrido em análise. No caso de Mendel, ele estudava separadamente, altura das plantas, textura da semente, cor da semente, formato da vagem, etc.
Para a segunda lei de Mendel, ele fez uso de cruzamentos diíbridos em que são comparados dois caracteres simultaneamente, por exemplo, a altura das plantas e cor das flores em plantas de ervilha, de modo a determinar quanto é transmitida para a prole e, assim, comprovar sua teoria.
2. Quais as características inerentes às ervilhas (Pisum sativum) que permitiram que os experimentos de Mendel obtivessem sucesso?
Uma das características que levou Mendel ao sucesso em seus experimentos com as ervilhas da espécie Pisum sativum, foi a questão da reprodução de ervilhas e seu sistema de autofertilização, no qual os gametas masculino e feminino da mesma flor se unem e produzem sementes, e que possibilita elevada endogamia em cada linhagem de ervilha, com variação genética mínima de uma geração para a outra. Assim, essas linhagens são geneticamente puras e, por isso, cada uma das ervilhas possui características particulares que as diferenciavam fortemente umas das outras e tornasse mais fácil estudar as heranças dessas características.
3. Quais as diferenças entre mitose e meiose?
A mitose acontece com a finalidade da reposição de células mortas e crescimento dos organismos, ocorrendo em células somáticas. Esse processo vai se realizar quando duas células-filhas, com o mesmo número de ploidia da célula-mãe, sem ocorrência de emparelhamento de cromossomos homólogos e são concebidas através de uma única divisão celular.
Diferentemente, no processo de meiose, há formação de gametas através de células sexuais. Na meiose, quatro células-filhas são produzidas possuindo metade do número de cromossomos da célula-mãe e que vão passar pelo processo de emparelhamento de cromossomos, através de duas divisões celulares consecutivas, a primeira dita reducional e a segunda equacional.
4. Na meiose, quais os acontecimentos que levam à variabilidade genética?
Durante a meiose, dois processos ocorrem para garantia da variabilidade genética: o crossing-over e segregação independente dos homólogos.
Esse primeiro processo, também chamado de permutação, vai ocorrer na Prófase I. Nele, os cromossomos homólogos se aproximam para trocar trechos de DNA através de suas extremidades, ou seja, quando acontece o pareamento de homólogos.
A segregação independente permite que os alelos de genes diferentes sejam distribuídos para os gametas independentemente um do outro sem interferências.

Continue navegando