De acordo com a concepção platônica, o mundo em que vivemos, que pode ser apreendido pelos sentidos, é imperfeito, sendo uma cópia corruptível do mundo das ideias, esse sim perfeito e incorruptível. Ora, uma vez que estamos em um mundo imperfeito, o conhecimento que podemos adquirir nesse mostra-se também imperfeito. Para Platão, assim, a única maneira de se atingir um conhecimento perfeito seria através da reminiscência. Quanto à reminiscência, analise as seguintes afirmativas: I- A reminiscência seria a lembrança desse mundo que levamos para o mundo ideal. II- A reminiscência só é possível graças ao caráter de imortalidade da alma humana. III- O esforço filosófico está no esquecimento das impressões do mundo sensível. IV- O conhecimento verdadeiro está na reminiscência, na lembrança do mundo ideal. Assinale a alternativa CORRETA:
I- A reminiscência seria a lembrança desse mundo que levamos para o mundo ideal. II- A reminiscência só é possível graças ao caráter de imortalidade da alma humana. III- O esforço filosófico está no esquecimento das impressões do mundo sensível. IV- O conhecimento verdadeiro está na reminiscência, na lembrança do mundo ideal. A As afirmativas I, III e IV estão corretas. B As afirmativas II e III estão corretas. C As afirmativas II e IV estão corretas. D Somente a afirmativa I está correta.
Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros a buscar compreender a totalidade do real por meio do logos, ou seja, do discurso lógico e sistemático. O logos seria a condição imprescindível para chegar ao princípio primeiro, a arché, pela qual tornaria se possível o entendimento da physis, a realidade sensível. Entre os pré-socráticos destacaram-se Heráclito e Parmênides. Quanto ao pensamento desses filósofos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Para Heráclito, faltaria a physis um único princípio. ( ) Para Heráclito, o fundamento da pyisis é o movimento. ( ) Parmênides privilegia o devir na análise da physis. ( ) Para Parmênides, o ser é o fundamento da physis. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Para Heráclito, faltaria a physis um único princípio. Para Heráclito, o fundamento da pyisis é o movimento. Parmênides privilegia o devir na análise da physis. Para Parmênides, o ser é o fundamento da physis. A V - V - F - V. B F - V - F - V. C V - F - F - V. D V - F - V - F.
Entre as diferentes concepções de verdade encontramos a latina. Em latim, verdade diz-se veritas, que poderíamos traduzir como "aquilo tratado com rigor e precisão" ou, ainda, "o que se conta com fidelidade". Nesse sentido, se consideramos verdade como a correspondência entre ideia e coisa, na visão latina veritas seria um relato fiel do acontecido. Quanto à concepção latina de verdade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A verdade está na memória dos fatos corresponderem a esses.
A verdade está na memória dos fatos corresponderem a esses.
( ) A verdade refere-se à coisa em si, a sua automanifestação. ( ) A verdade encontra seu oposto naquilo que é sua aparência. ( ) A verdade na concepção latina considera a vontade humana. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - V. B V - F - F - V. C F - V - V - F. D V - F - V - F.
Podemos dizer que a Teoria do Conhecimento, mais do que uma disciplina do campo da Filosofia, estaria relacionada à própria essência da Filosofia. Lembrando que Filosofia no original, em grego, significa "amigo da sabedoria". Nesse sentido, faz-se necessário o conhecimento do que seria a Filosofia e onde residiria sua essência. Quanto a isso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A essência da Filosofia compreende apenas os procedimentos indutivos. ( ) A Filosofia dirige-se ao real a partir da perspectiva da existência humana. ( ) A filosofia limita-se a discutir o valor do conhecimento e não sua aplicação. ( ) A essência da Filosofia está no desejo humano pelo conhecimento do real. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - V. B F - V - V - F. C V - F - V - F. D F - F - V - V.