Logo Passei Direto
Buscar

Física

Colégio Objetivo
9. Uma corda na qual ondas podem se propagar tem 2,70 m de comprimento e 260 g de massa. A tração da corda é 36,0 N. Qual deve ser a frequência de ondas progressivas com uma amplitude de 7,70 mm para que a potência média seja 85,0 W?
a) Frequência das ondas progressivas.

User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para determinar a frequência das ondas progressivas, podemos usar a fórmula da velocidade de propagação de uma onda em uma corda: v = √(T/μ) Onde: v é a velocidade de propagação da onda, T é a tração na corda, μ é a densidade linear da corda. Primeiro, vamos calcular a densidade linear da corda: μ = m/L Onde: m é a massa da corda, L é o comprimento da corda. Convertendo a massa de gramas para quilogramas: m = 260 g = 0,26 kg Substituindo os valores na fórmula: μ = 0,26 kg / 2,70 m μ ≈ 0,096 kg/m Agora, podemos calcular a velocidade de propagação da onda: v = √(36,0 N / 0,096 kg/m) v ≈ 18,95 m/s Finalmente, para determinar a frequência das ondas progressivas, podemos usar a fórmula da potência média de uma onda: P = (1/2) * ρ * A^2 * v * f Onde: P é a potência média da onda, ρ é a densidade linear da corda, A é a amplitude da onda, v é a velocidade de propagação da onda, f é a frequência da onda. Substituindo os valores conhecidos: 85,0 W = (1/2) * 0,096 kg/m * (7,70 mm)^2 * 18,95 m/s * f Agora, podemos resolver a equação para encontrar a frequência das ondas progressivas: f = 85,0 W / [(1/2) * 0,096 kg/m * (7,70 mm)^2 * 18,95 m/s] Calculando o valor: f ≈ 1,47 Hz Portanto, a frequência das ondas progressivas deve ser aproximadamente 1,47 Hz.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

4°) Um bloco de massa 4,0 kg, preso à extremidade de uma mola de constante elástica 2N/m, está em equilíbrio sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa, no ponto O, como mostra o esquema. O bloco é então comprimido até o ponto A, passando a oscilar entre os pontos A e B. A energia potencial do sistema (mola + bloco) é máxima quando o bloco passa pela posição:


A) A, somente.
B) O, somente.
C) B, somente.
D) A e pela posição B.
E) A e pela posição O.

8. Qual é a velocidade de uma onda transversal em uma corda de 2,00 m de comprimento e 60,0 g de massa sujeita a uma tração de 500 N?
a) Velocidade da onda.

Mais conteúdos dessa disciplina