Buscar

Para melhor compreender os fatos jurídicos é necessário aprofundar os conhecimentos a respeito do ato ilícito. A empresa afirmou que o acontecido f...

Para melhor compreender os fatos jurídicos é necessário aprofundar os conhecimentos a respeito do ato ilícito. A empresa afirmou que o acontecido foi imprevisível e, por isso, não haveria ato ilícito a dar causa. Você foi contratado como advogado para resolver a questão. Responda às seguintes dúvidas da empresa:
a) Que tipo de excludente daria suporte às alegações da empresa?
b) A excludente alegada pode ser aplicada ao caso em questão?

As alegações da empresa se enquadram como caso fortuito.
É importante esclarecer que, apesar do Código Civil não distinguir caso fortuito de força maior, a doutrina aponta que aquele se relaciona aos eventos imprevisíveis e inevitáveis enquanto este descreve acontecimentos previsíveis que também não podem ser evitados, como os furacões e as tempestades.
No caso em análise, a excludente seria de caso fortuito interno, o qual se relaciona aos riscos do empreendimento.
Com base no Código de Defesa do Consumidor, a jurisprudência não aceita a sua aplicação.
Não se pode dizer que a sucção de pássaros pela turbina de aviões é fato imprevisível.

Essa pergunta também está no material:

PROVA Fatos e atos jurídicos
4 pág.

Direito Civil II Fatos Juridico Colegio Estadual Deputado Jose Alves De AssisColegio Estadual Deputado Jose Alves De Assis

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

a) A excludente que daria suporte às alegações da empresa seria o caso fortuito interno, relacionado aos riscos do empreendimento. b) No caso em questão, a excludente alegada de caso fortuito interno não pode ser aplicada, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência. A sucção de pássaros pela turbina de aviões não pode ser considerada um fato imprevisível. É importante ressaltar que a resposta acima é baseada nas informações fornecidas na descrição da pergunta. Para uma análise mais precisa e completa, é recomendado consultar um advogado especializado na área.

0
Dislike0
User badge image

Elizangela Nogueira

a)  As alegações da empresa se enquadram como caso fortuito. É importante esclarecer que, apesar do Código Civil não distinguir caso fortuito de força maior, a doutrina aponta que aquele se relaciona aos eventos imprevisíveis e inevitáveis enquanto este descreve acontecimentos previsíveis que também não podem ser evitados, como os furacões e as tempestades. 

b) Não, no caso em análise, a excludente seria de caso fortuito interno, o qual se relaciona aos riscos do empreendimento. Assim, com base no Código de Defesa do Consumidor, a jurisprudência não aceita a sua aplicação. Portanto, não se pode dizer que a sucção de pássaros pela turbina de aviões é fato imprevisível.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais