Buscar

(MPDFT - Promotor de Justiça Adjunto 2015) Mauro Cappelletti relaciona a terceira onda de acesso à justiça aos métodos alternativos de solução dos ...

(MPDFT - Promotor de Justiça Adjunto 2015) Mauro Cappelletti relaciona a terceira onda de acesso à justiça aos métodos alternativos de solução dos conflitos (In Os métodos alternativos de solução de conflitos no quadro do movimento universal de acesso à justiça, RePro 74/82, São Paulo, editora RT). Sobre o tema. julgue os itens a seguir: I. No procedimento comum a audiência de tentativa de conciliação acontece após transcorrido prazo de contestação do réu e se a causa versar sobre direitos que admitam a transação. contudo, ao juiz tentar, a qualquer tempo, conciliar as partes. II. Para as novas regras do Código de Processo Civil de não é necessária a espera do transcurso do prazo de contestação, para que o juiz designe a primeira audiência de conciliação ou de mediação. III. Coincidem, contudo, os dois diplomas processuais civis CPC/1973 e CPC/2015, acerca do não comparecimento injustificado da parte, procurador ou preposto, na primeira audiência de conciliação, isto é, ambos os códigos consideram a ausência injustificada como mero desinteresse na conciliação. IV. Nos procedimentos dos juizados especiais (Lei 9.099/1995) a solução dos conflitos será obtida pela homologação judicial do termo de conciliação ou do laudo do juízo arbitral, bem assim, caso não obtidas tais soluções, pelo julgamento do juiz togado, após audiência de instrução e julgamento. V. Conciliação e mediação são termos intercambiáveis, no novo Código de Processo Civil de 2015, e significam que o conciliador ou mediador podem sugerir soluções para encerramento do litígio entre as partes. Assinale a alternativa que contém os itens CORRETOS: I, II e IV I, III e IV II, IV e III, IV e V II, III e IV

I. No procedimento comum a audiência de tentativa de conciliação acontece após transcorrido prazo de contestação do réu e se a causa versar sobre direitos que admitam a transação. contudo, ao juiz tentar, a qualquer tempo, conciliar as partes.
II. Para as novas regras do Código de Processo Civil de não é necessária a espera do transcurso do prazo de contestação, para que o juiz designe a primeira audiência de conciliação ou de mediação.
III. Coincidem, contudo, os dois diplomas processuais civis CPC/1973 e CPC/2015, acerca do não comparecimento injustificado da parte, procurador ou preposto, na primeira audiência de conciliação, isto é, ambos os códigos consideram a ausência injustificada como mero desinteresse na conciliação.
IV. Nos procedimentos dos juizados especiais (Lei 9.099/1995) a solução dos conflitos será obtida pela homologação judicial do termo de conciliação ou do laudo do juízo arbitral, bem assim, caso não obtidas tais soluções, pelo julgamento do juiz togado, após audiência de instrução e julgamento.
V. Conciliação e mediação são termos intercambiáveis, no novo Código de Processo Civil de 2015, e significam que o conciliador ou mediador podem sugerir soluções para encerramento do litígio entre as partes.
a) I, II e IV
b) I, III e IV
c) II, IV e III, IV e V
d) II, III e IV

Essa pergunta também está no material:

Captura de tela 2023-05-07 112511
1 pág.

Mediação e Arbitragem Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa "b) I, III e IV".

0
Dislike1

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais