Buscar

Em relação à vida e à obra de Paulo Freire, assinale a alternativa INCORRETA. Os princípios de Paulo Freire nos fazem pensar sobre as formas socia...

Em relação à vida e à obra de Paulo Freire, assinale a alternativa INCORRETA.

Os princípios de Paulo Freire nos fazem pensar sobre as formas sociais e suas ações de opressão no sentido da adaptação, tentando fazer ver que essas relações se constituem em critérios justos.
Após o processo de redemocratização, retorna ao Brasil e participa ativamente da vida pública, com contribuições intelectuais fundamentais, além de assumir cargos em universidade e trabalhar como secretário municipal da Educação em São Paulo (1989-1991).
Paulo Freire segue a perspectiva marxista segundo a qual as ideias dominantes de um tempo se manifestam e se enraízam na sociedade de acordo com os interesses das classes dominantes.
Sua base epistemológica parte, portanto, do princípio de que há uma classe que oprime outra e isso também se verifica nos processos pedagógicos.
As diretrizes de Paulo Freire partem da não dissociação entre ação e reflexão. Estes dois elementos são considerados fundamentais para que a crítica se estabeleça. Esses parâmetros, para Freire, podem contribuir para o esclarecimento das relações de opressão, fazendo com que assim se possa dar o passo seguinte, que seria o da emancipação humana da opressão.
a.
b.
c.
d.
e. Em 1962, em Angicos no Rio Grande do Norte, começa suas experiências educacionais, com a alfabetização de trezentos trabalhadores do campo em quarenta e cinco dias. Esse processo gera notoriedade a Freire, que é convidado pelo governador de Pernambuco à época, Miguel Arraes, para desenvolver trabalho semelhante no estado.

Essa pergunta também está no material:

AS 5 1
5 pág.

História da Educação I Cruzeiro do Sul VirtualCruzeiro do Sul Virtual

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra E. Em 1962, em Angicos no Rio Grande do Norte, Paulo Freire começou suas experiências educacionais, com a alfabetização de trezentos trabalhadores do campo em quarenta e cinco dias. No entanto, ele não foi convidado pelo governador de Pernambuco à época, Miguel Arraes, para desenvolver trabalho semelhante no estado.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais