Buscar

Nos últimos anos, o vegetarianismo tornou-se cada vez mais popular em muitos países por aspectos éticos, ecológicos, religiosos e/ou de saúde. Segu...

Nos últimos anos, o vegetarianismo tornou-se cada vez mais popular em muitos países por aspectos éticos, ecológicos, religiosos e/ou de saúde. Segundo a American Dietetic Association (ADA), dietas vegetarianas são sustentáveis e seguras para todas as faixas etárias e em todas as condições fisiológicas, desde a infância até a velhice, em atletas e durante a gravidez e lactação. De acordo com o Guia Alimentar de Dietas Vegetarianas para Adultos, elaborado pela Sociedade Vegetariana Brasileira, em 2012, com relação a este padrão alimentar e a biodisponibilidade de Vitamina B12, também conhecida como cobalamina, avalie as seguintes afirmacoes e suas relações sugeridas: I. As dietas ovolacto e lactovegetarianas podem oferecer a vitamina B12 na quantidade adequada, desde que seja nutricionalmente balanceada. Na dieta vegana, ou seja, vegetariana estrita, que não inclua alimentos enriquecidos com essa vitamina, a suplementação é recomendada. PORQUE II. A vitamina B12 é sintetizada por vírus. Como não necessitam de B12 para seu crescimento e desenvolvimento, as plantas não a processam. Portanto, as plantas não contêm B12 ativa. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

I. As dietas ovolacto e lactovegetarianas podem oferecer a vitamina B12 na quantidade adequada, desde que seja nutricionalmente balanceada. Na dieta vegana, ou seja, vegetariana estrita, que não inclua alimentos enriquecidos com essa vitamina, a suplementação é recomendada.
II. A vitamina B12 é sintetizada por vírus. Como não necessitam de B12 para seu crescimento e desenvolvimento, as plantas não a processam. Portanto, as plantas não contêm B12 ativa.
a. I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
d. I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
e. I e II são ambas proposições falsas.

Essa pergunta também está no material:

ED XIV Questionário 2
9 pág.

Estudos Disciplinares XIV Universidade de BrasíliaUniversidade de Brasília

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a opção (a) I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. De acordo com a American Dietetic Association (ADA) e o Guia Alimentar de Dietas Vegetarianas para Adultos da Sociedade Vegetariana Brasileira, as dietas ovolacto e lactovegetarianas podem fornecer vitamina B12 em quantidade adequada, desde que sejam nutricionalmente equilibradas. No entanto, na dieta vegana estrita, que exclui alimentos enriquecidos com vitamina B12, é recomendada a suplementação dessa vitamina. Quanto à segunda afirmação, a vitamina B12 não é sintetizada por vírus, mas sim por bactérias. As plantas não possuem a capacidade de produzir vitamina B12 ativa, portanto, não contêm essa vitamina em quantidade significativa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais