Buscar

Julia devia a Roberta R$ 30.000,00 (trinta mil reais) e comprometeu-se a pagar a quantia em 90 (noventa) dias, por meio de instrumento ...

Julia devia a Roberta R$ 30.000,00 (trinta mil reais) e comprometeu-se a pagar a quantia em 90 (noventa) dias, por meio de instrumento particular. No trigésimo dia, Roberta cedeu crédito à Amanda, sem notificar a devedora. No quadragésimo quinto dia, Julia procurou Roberta e efetuou o pagamento, sem qualquer ressalva desta. Com base no ocorrido, Roberta procura sua ajuda com os seguintes questionamentos: a) A cessão de crédito descrita é válida? b) Considerando que a devedora não estava ciente da cessão do crédito, o pagamento realizado é válido?

a) De acordo com o Art.290 do Código Civil (CC), a cessão do crédito, quando não notificada ao devedor, não é eficaz. Considera-se notificado o devedor que, por meio de escrito público ou particular, declara-se ciente da cessão realizada. Assim, a cessão, embora válida, é ineficaz neste caso, uma vez que não houve notificação ao devedor.
b) Nos termos do Art.292, primeira parte, CC, fica desobrigado o devedor que, antes de ter conhecimento da cessão, paga ao credor primitivo. Dessa forma, o pagamento é válido e o devedor está liberado da obrigação, devendo o credor primitivo que recebeu o pagamento repassá-lo ao cessionário.

Essa pergunta também está no material:

PROVA Promessa de recompensa, gestão de negócios e transmissão das obrigações
4 pág.

Negócios Jurídicos Colegio Estadual Deputado Jose Alves De AssisColegio Estadual Deputado Jose Alves De Assis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) De acordo com o Art.290 do Código Civil (CC), a cessão do crédito, quando não notificada ao devedor, não é eficaz. Considera-se notificado o devedor que, por meio de escrito público ou particular, declara-se ciente da cessão realizada. Assim, a cessão, embora válida, é ineficaz neste caso, uma vez que não houve notificação ao devedor. b) Nos termos do Art.292, primeira parte, CC, fica desobrigado o devedor que, antes de ter conhecimento da cessão, paga ao credor primitivo. Dessa forma, o pagamento é válido e o devedor está liberado da obrigação, devendo o credor primitivo que recebeu o pagamento repassá-lo ao cessionário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais