Buscar

Foi detectado um surto de Salmonelose em uma escola, em que do total de 300 pessoas que frequentam a escola (entre alunos e funcionários),

de coprocultura positiva para Salmonella enteritidis. Dentre as pessoas infectadas, 15 apresentaram sintomatologia grave e precisaram de internação, sendo todas estas crianças. Uma pesquisa para determinação da fonte de infecção foi realizada onde foram avaliados: sanduíche com molho de maionese caseiro feito na escola, o pão proveniente da padaria e ovos, dos quais parte foi utilizada para confecção da maionese, além de servidos cozidos no almoço. Os resultados dos cultivos foram os seguintes:


Molho de maionese - Positivo para S. enteritidis entre 105 - 108 por porção;

Ovos - Positivo para S. enteritidis em concentrações próximas a 105 por porção;

Pão - negativo para S. enteritidis.

Sobre este surto, pode-se afirmar que


o molho de maionese provavelmente ficou mal acondicionado à temperatura ambiente por tempo prolongado, o que levou a multiplicação de salmonelas até níveis superiores à dose infectante, sendo assim o molho de maionese foi a fonte da infecção.


apesar de não ter sido realizado a sorotipagem das amostras isoladas, pode-se inferir que se trata dos sorotipos Pullorum, Gallinarum e/ou Dublin, já que estes são mantidos por aves e têm caráter zoonótico.


a infecção grave das crianças ocorreu, provavelmente, por se tratar do sorotipo Pullorum, muito associado ao agravamento clínico de crianças pela produção de toxinas que levam ao desequilíbrio hidroeletrolítico intestinal.


mesmo que em concentrações próximas à dose mínima infectante para humanos, os ovos cozidos podem ser considerados a fonte infectante, já que as bactérias resistem à temperatura de cozimento.


110 apresentaram sintomas de gastroenterite além a pesquisa da fonte infectante deve ser continuada, já que a concentração de salmonelas observadas nos alimentos está abaixo da dose infectante para humanos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nos resultados dos cultivos, pode-se afirmar que o molho de maionese foi a fonte da infecção, pois foi positivo para S. enteritidis em concentrações superiores à dose infectante. Os ovos também foram positivos, mas em concentrações próximas à dose mínima infectante para humanos. O pão foi negativo para S. enteritidis. Além disso, a infecção grave das crianças pode ter ocorrido devido ao sorotipo Pullorum, que é muito associado ao agravamento clínico de crianças. A pesquisa da fonte infectante deve ser continuada, mesmo que a concentração de salmonelas observadas nos alimentos esteja abaixo da dose infectante para humanos.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais