Buscar

A chuva de verão nas grandes cidades causou inundações em diversos pontos, gerando prejuízos aos moradores e comerciantes, em variados graus e exte...

A chuva de verão nas grandes cidades causou inundações em diversos pontos, gerando prejuízos aos moradores e comerciantes, em variados graus e extensão. O poder público:


1. pode se escusar de indenizar por caso fortuito ou força-maior, não sendo relevante haver culpa de seus agentes pela má conservação da rede de drenagem.
2. precisa comprovar a inexistência de culpa de seus agentes na manutenção e conservação do sistema de drenagem municipal, tendo em vista que a ausência de culpa afasta a responsabilidade de qualquer ente público.
3. deverá demonstrar que não houve falha no serviço público, tendo a capacidade de drenagem do sistema sido superada pelo desproporcional volume e intensidade das chuvas, para se escusar da responsabilização perante cada um dos administrados lesados.
4. em casos de força-maior, responde subjetivamente, cabendo aos prejudicados demonstrar culpa individualizada dos agentes públicos envolvidos no setor público envolvido.
5. responde integral e objetivamente pelos prejuízos ocorridos no caso, tendo em vista que a responsabilidade objetiva constitucional aplicável ao poder público é do tipo pura, não admitindo qualquer excludente.

Essa pergunta também está no material:

AVA 1 Responsabilidade Civil
8 pág.

Responsabilidade Civil Universidade da AmazôniaUniversidade da Amazônia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com as opções apresentadas, a alternativa correta seria a número 5. O poder público responde integral e objetivamente pelos prejuízos ocorridos devido às inundações causadas pela chuva de verão nas grandes cidades. Essa responsabilidade é do tipo pura, não admitindo qualquer excludente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais