Buscar

Defina as quatro etapas do protocolo cirúrgico. I - Diérese: Tem o objetivo de romper a integridade do tecido para atingir a área anatômica de int...

Defina as quatro etapas do protocolo cirúrgico.

I - Diérese: Tem o objetivo de romper a integridade do tecido para atingir a área anatômica de interesse. Podem ser elas: secção, divulsão, dilatação, serração e incisão.
II - Exérese: É o processo de retirada de um órgão ou tecido ou parte dele, como por exemplo: exodontias, curetagens, osteotomias, odontosecção e remoção de lesões.
III - Hemostasia: Manobras manuais ou instrumentais que têm o objetivo de evitar a perda de sangue, prevenir uma hemorragia ou evitar a circulação de sangue em um determinado local. São exemplos: substâncias hemostáticas, pinçamento, ligadura, eletrocoagulação.
IV - Síntese: Tem o objetivo de unir, restabelecer o tecido rompido, restabelecer a integridade tecidual. Por exemplo sutura.

Essa pergunta também está no material:

EXERCÍCIO TÉCNICAS CIRÚRGICAS - não corrigidos
6 pág.

Anestesiologia e Técnicas Cirúrgicas Universidade Sociedade Educacional de Santa CatarinaUniversidade Sociedade Educacional de Santa Catarina

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As quatro etapas do protocolo cirúrgico são: I - Diérese: Tem o objetivo de romper a integridade do tecido para atingir a área anatômica de interesse. Podem ser utilizadas técnicas como secção, divulsão, dilatação, serração e incisão. II - Exérese: É o processo de retirada de um órgão, tecido ou parte dele. Exemplos incluem exodontias (extração de dentes), curetagens, osteotomias, odontosecção e remoção de lesões. III - Hemostasia: Consiste em manobras manuais ou instrumentais que têm o objetivo de evitar a perda de sangue, prevenir uma hemorragia ou controlar a circulação de sangue em um determinado local. Exemplos de técnicas utilizadas são o uso de substâncias hemostáticas, pinçamento, ligadura e eletrocoagulação. IV - Síntese: Tem o objetivo de unir e restabelecer o tecido rompido, promovendo a sua cicatrização e restabelecendo a integridade tecidual. Um exemplo comum dessa etapa é a sutura, que consiste em unir as bordas do tecido com fios cirúrgicos. É importante ressaltar que essas etapas podem variar dependendo do tipo de cirurgia e das técnicas utilizadas, mas esses são os princípios gerais do protocolo cirúrgico.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais