Buscar

Como diferenciar depressão psicótica de esquizofrenia?

Respostas

2 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Giovanne Nobre

Fala Estudante, tudo bem?

Depressão psicótica e esquizofrenia são dois transtornos mentais graves que podem apresentar sintomas psicóticos, como delírios, ilusão e alucinações. No entanto, existem diferenças importantes entre eles que podem auxiliar no diagnóstico diferencial.

A depressão psicótica é um subtipo de transtorno depressivo maior que se caracteriza pela presença de sintomas depressivos (como humor deprimido, perda de interesse ou prazer, alterações do sono e do apetite, sentimentos de culpa ou inutilidade, dificuldade de concentração e pensamentos suicidas) associados a sintomas psicóticos congruentes com o humor (como delírios de culpa, ruína ou doença grave, alucinações auditivas depreciativas ou ameaçadoras). Os sintomas psicóticos ocorrem apenas durante os episódios depressivos e costumam ter início mais tardio na vida. O tratamento da depressão psicótica envolve o uso de antidepressivos e antipsicóticos, podendo-se recorrer à eletroconvulsoterapia em casos graves ou refratários.

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico crônico que se caracteriza por uma variedade de sintomas positivos (como delírios, alucinações, pensamento e fala desorganizados, comportamento bizarro ou catatônico) e negativos (como embotamento afetivo, pobreza de discurso, apatia, anedonia, isolamento social e déficits cognitivos). Os sintomas devem estar presentes por pelo menos seis meses, causando prejuízo no funcionamento social ou ocupacional. A esquizofrenia tem uma base biológica, envolvendo alterações na estrutura e na função cerebral, bem como fatores genéticos e ambientais. Os sintomas costumam ter início na adolescência ou no início da idade adulta e tendem a persistir ao longo da vida. O tratamento da esquizofrenia envolve o uso contínuo de antipsicóticos, associados a intervenções psicossociais e reabilitação.

Portanto, para diferenciar depressão psicótica de esquizofrenia, é importante avaliar a presença e a duração dos sintomas depressivos e psicóticos, a congruência dos sintomas psicóticos com o humor, a idade de início dos sintomas, o grau de comprometimento funcional e a resposta ao tratamento.


Espero ter ajudado ✌

=)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina