Buscar

nulidade

Para que seja decretada a nulidade de algum ato, seja caso de nulidade absoluta, seja caso de nulidade relativa, é preciso observar os critérios que diferenciam essas espécies. Da mesma forma, alguns princípios se aplicam apenas a determinada espécie de nulidade, considerando as previsões legais.

Dito isso, analise a seguinte situação:

Perante o caso, responda:

a) Que espécie de nulidade pode ser verificada? Explique a previsão legal e quando ela deve ser alegada.

b) Que princípio se aplica a essa nulidade? Justifique.


💡 1 Resposta

User badge image

Taynara Camargo de Freitas

a) Trata-se de uma nulidade absoluta prevista no art. 564, III, “c”, do CPP. Sendo uma nulidade absoluta, poderá ser decretada de ofício, em qualquer tempo, até mesmo depois do trânsito em julgado, desde que a sentença tenha sido condenatória.

b) A essa nulidade, aplica-se o princípio da causalidade, ou seja, outros atos posteriores também são alcançados pela nulidade, tendo em vista que o processo é formado por atos vinculados que se contaminam com a nulidade de um deles. Caberá ao juiz analisar, no caso concreto, quais atos posteriores devem ser decretados nulos, nos termos do art. 573, § 2º, do CPP.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais