Buscar

QUESTIONÁRIO - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA - AULA 05 - MÚSICA A história da música brasileira é marcada pelo dilema: "tradição-ruptura". Em 1959...

QUESTIONÁRIO - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA - AULA 05 - MÚSICA

A história da música brasileira é marcada pelo dilema: "tradição-ruptura".
Em 1959 a Bossa Nova eclode, trazendo consigo um novo pensamento musical a partir de rupturas estéticas que eram consideradas.
A Música Popular Brasileira (MPB) surge, então, a partir da reelaboração de elementos estéticos e culturais da Bossa Nova, em um processo de "nacionalização" e politização.
A ideia dos festivais competitivos foi inspirada no Festival di San Remo que era realizado na Itália, unindo-se às características do concurso de músicas carnavalescas do Rio de Janeiro que teve seu auge nos anos 30. Ocorreu um primeiro festival da popular brasileira já em 1960, mas ele não teve grande repercussão por, dentre muitos motivos, não ter sido televisionado.
A censura não vinha apenas de instituições aparelhadas ao Estado, mas também existiu um processo de autocensura dos artistas, criando-se um bloqueio que prejudicou a continuidade da produção da Música Popular Brasileira.

Essa pergunta também está no material:

prova5
1 pág.

História da Música Brasileira Faculdade Venda Nova do ImigranteFaculdade Venda Nova do Imigrante

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas não consigo responder a perguntas que parecem ser parte de um questionário ou tarefa específica. Posso ajudar com dúvidas conceituais ou fornecer informações gerais sobre história da música brasileira. Por favor, faça uma pergunta específica e ficarei feliz em ajudar!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais