Buscar

Acerca da compatibilização das regras supra transcritas, Carlos Roberto Gonçalves, na obra citada, esclarece: a) O Código de Defesa do Consumidor ...

Acerca da compatibilização das regras supra transcritas, Carlos Roberto Gonçalves, na obra citada, esclarece:

a) O Código de Defesa do Consumidor não se aplica aos casos de acidentes ocorridos por ocasião do transporte de passageiros.
b) O Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor adotam a responsabilidade subjetiva do transportador.
c) O ato doloso ou culposo de terceiro, quando guarda conexão com a atividade do transportador, caracteriza o fortuito interno, ensejando a responsabilidade objetiva.
d) O fato doloso de terceiro, quando alheio à atividade explorada pelo fornecedor, caracteriza fortuito externo, equiparável à força maior, excludente da responsabilidade civil do transportador.
a) Somente a afirmativa c está correta.
b) Somente a afirmativa d está correta.
c) As afirmativas c e d estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

12010-37228-1-SM
139 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa "c) As afirmativas c e d estão corretas." Carlos Roberto Gonçalves, na obra citada, esclarece que o ato doloso ou culposo de terceiro, quando guarda conexão com a atividade do transportador, caracteriza o fortuito interno, ensejando a responsabilidade objetiva. Já o fato doloso de terceiro, quando alheio à atividade explorada pelo fornecedor, caracteriza fortuito externo, equiparável à força maior, excludente da responsabilidade civil do transportador.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina