Buscar

Diante do caso concreto citado acima, avalie o alegado pelo advogado de Monica Medeiros, mãe da criança. Ela cometeu algum crime? Qual? A mãe do m...

Diante do caso concreto citado acima, avalie o alegado pelo advogado de Monica Medeiros, mãe da criança. Ela cometeu algum crime? Qual?

A mãe do menino pode ser enquadrada no crime de omissão imprópria.
Esse penal aloja em sua descrição uma ação, uma conduta positiva, mas a omissão do agente, que descumpre seu dever jurídico de agir, acarreta a produção do resultado naturalístico e a sua consequente responsabilização penal.
As hipóteses do dever de agir estão previstas no art. 13, § 2.°, do Código Penal: (a) dever legal; (b) posição de garantidor; e (c) ingerência.
No caso em tela, mesmo que a mãe não tenha agido ativamente no ato de matar poderá responder.

Essa pergunta também está no material:

AV1 de Direito Penal III - Noite
3 pág.

Direito Penal e Execução Penal OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No caso citado, o advogado de Monica Medeiros alega que ela pode ser enquadrada no crime de omissão imprópria. Esse crime ocorre quando há uma conduta positiva, ou seja, uma ação que deveria ter sido realizada, mas o agente omite-se, descumprindo seu dever jurídico de agir. As hipóteses do dever de agir estão previstas no art. 13, § 2.°, do Código Penal: dever legal, posição de garantidor e ingerência. Mesmo que a mãe não tenha agido ativamente no ato de matar, ela poderá ser responsabilizada por omissão imprópria.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais