Buscar

(PUC-PR - 2015) A avaliação é o processo pelo qual se torna possível aproximar as esferas relacionadas ao planejar, ensinar, aprender e desenvolver...

(PUC-PR - 2015) A avaliação é o processo pelo qual se torna possível aproximar as esferas relacionadas ao planejar, ensinar, aprender e desenvolver metodologias e estratégias no trabalho educativo. Desta forma, a avaliação pode adquirir um aspecto de acompanhamento, formação responsável, informações descritivas e interpretativas da realidade e da aprendizagem dos estudantes. Observado desta maneira, é possível verificar alguns pressupostos da avaliação, no que tange ao ensino-aprendizagem, que adquirem algumas perspectivas:

A significação das aprendizagens é muito interessante quando não se dá no momento da avaliação.
Os alunos são os responsáveis pela sua aprendizagem e, para tanto, precisam demonstrar autonomia nas relações com os conteúdos e assuntos desenvolvidos.
Avaliação com foco no processo e não somente no resultado final; em informações globais sobre o todo apreendido; nos significados das aprendizagens realizadas.
Os conteúdos desenvolvidos não precisam ter ligações ou interações para que se chegue à aprendizagem, afinal, cada assunto trabalhado e conteúdo são únicos. Essa forma de fragmentar as áreas de conhecimento faz com que os estudantes possam perceber sua motivação e já se encaminhar, em sentido profissional, para a área do conhecimento.
Não se leva em consideração outros aspectos dos indivíduos além do cognitivo. O que importa na hora de aprender é o conhecimento e as demais dimensões (afetiva, cultural, social) não se envolvem na aprendizagem.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação de Prática Pedagógica Interdisciplinar
5 pág.

Pedagogia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir do texto fornecido, podemos identificar alguns pressupostos da avaliação no processo de ensino-aprendizagem: 1) A significação das aprendizagens é muito interessante quando não se dá no momento da avaliação. 2) Os alunos são responsáveis por sua própria aprendizagem e precisam demonstrar autonomia nas relações com os conteúdos e assuntos desenvolvidos. 3) A avaliação deve ter foco no processo e não apenas no resultado final, fornecendo informações globais sobre o todo apreendido e os significados das aprendizagens realizadas. 4) Os conteúdos desenvolvidos não precisam ter ligações ou interações para que se chegue à aprendizagem, permitindo que os estudantes percebam sua motivação e se encaminhem para áreas específicas do conhecimento. 5) Não se leva em consideração outros aspectos dos indivíduos além do cognitivo. O que importa na hora de aprender é o conhecimento, e as demais dimensões (afetiva, cultural, social) não se envolvem na aprendizagem. Esses são alguns dos pressupostos mencionados no texto em relação à avaliação no processo educativo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais