Logo Passei Direto
Buscar
Quando pensamos na educação de uma criança surda devemos levar em consideração as necessidades da criança e estas diferem das necessidades de uma criança ouvinte. Com base no que é indicado para as crianças surdas, principalmente no caso das crianças surdas filhas de pais ouvintes, assinale a alternativa INCORRETA: A) Escola bilíngue. B) Berçários e programas de escolarização precoce. C) Inserção da língua de sinais no cotidiano da criança. D) Foco na oralização, fonoterapia e intervenções médicas.
User badge image
Alexandra Magalhães Frighetto

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa incorreta é a letra D) Foco na oralização, fonoterapia e intervenções médicas. Embora a oralização e a fonoterapia possam ser úteis para algumas crianças surdas, a ênfase na oralização e intervenções médicas pode levar a uma negação da língua de sinais e da cultura surda, o que pode prejudicar o desenvolvimento da criança. É importante levar em consideração as necessidades individuais da criança surda e oferecer uma educação bilíngue, que inclua a língua de sinais e a língua falada, além de programas de escolarização precoce e inserção da língua de sinais no cotidiano da criança.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A inclusão escolar se apresenta como uma perspectiva em que a matrícula na escola não é suficiente para que esta se torne inclusiva. A inclusão escolar visa transformações que promovam a '[...] igualdade de oportunidades, respeito às necessidades individuais, qualidade no processo de ensino-aprendizagem, maior participação das famílias e da sociedade em geral, remoção das barreiras para aprendizagem e participação' (CARVALHO, 2008, p. 79).
Com base na inclusão de surdos nas escolas regulares, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A didática da maioria dos professores não é adaptada para o público surdos, pois a inclusão numa classe regular com intérprete dá a falsa ideia de que ele vai dar conta de traduzir a aula e que apenas isso basta para que o aluno surdo compreenda os conteúdos, atividades e seja capaz de realizar as avaliações. ( ) Os conteúdos estudados em todas as matérias, a história, a geografia, o ensino de Língua Estrangeira Moderna e todos os demais conhecimentos são na perspectiva surda. ( ) Nem sempre são contratados profissionais para a interpretação, as pessoas que farão a interpretação não têm o conhecimento específico de todas as matérias e, às vezes, nem mesmo da Libras. ( ) O ensino de surdos em escolas regulares através do processo de inclusão não é o ideal, pois não contempla as especificidades do povo surdo em relação às peculiaridades decorrentes da modalidade visuo-espacial da língua de sinais e as necessidades culturais, sociais e didáticas dos surdos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B V - V - F - F.
C V - F - V - V.
D F - V - V - V.

A escolarização e o processo de inserção social e garantia de direitos perpassam todas as discussões sobre a participação social dos surdos. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As crianças surdas nascem envolvidas de uma realidade linguística ouvinte.
( ) A escola bilíngue é a abordagem que pode proporcionar uma dose generosa de trocas linguísticas e culturais.
( ) A oralização como abordagem de aprendizagem está em alta nas escolas e nas políticas brasileiras.
( ) O ambiente escolar regular é totalmente apropriado para trocas linguísticas para estudantes surdos.
A V - V - F - F.
B V - F - V - V.
C V - V - V - F.
D F - V - V - V.

Na visão das políticas públicas, no eixo de análise libras: língua de instrução ou língua instrumental? A percepção que temos é: a inclusão social do surdo é um desafio que a sociedade enfrenta em tempos de mudança. Diante disso, a associação de surdo tornou-se peça fundamental nessa inclusão. Com base no que a associação de surdo fornece, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Espaço em que os surdos se reúnem para resistir as práticas ouvintistas que não respeitavam a cultura deles.
II- Espaço em que pessoas específicas da sociedade discutem os direitos dos surdos.
III- Espaço em que os surdos realizam atividades de lazer, cultural, esportivos, sociais e outros.
A - As sentenças I e III estão corretas.
B - Somente a sentença I está correta.
C - As sentenças I e II estão corretas.
D - Somente a sentença II está correta.

As políticas públicas e a criação de leis que asseguram direito e representatividade ao povo surdo são fundamentais para o exercício da cidadania do povo surdo. Com base no Decreto n° 10.502, assinale a alternativa CORRETA:
A Delimita a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
B Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
C Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
D Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

O conhecimento histórico sobre a surdez passou por algumas transformações com o decorrer do tempo. Essas mudanças foram estimuladas, em grande medida, pelas lutas protagonizadas pelo próprio povo surdo.
Com base nas diferentes perspectivas para compreender o povo surdo, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Historicismo. II- História Camuflada. III- História Cultural. ( ) Compreende a surdez como patologia, falta e deficiência. ( ) Compreende o surdo com capacidade, mas dependente dos ouvintes. ( ) Rejeita a língua de sinais como abordagem. ( ) Compreende o surdo como potente e múltiplo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - III - II - II.
B I - III - I - II.
C I - II - III - I.
D I - II - I - III.

A Lei n° 10.436/2002 abriu caminho para que a Libras fosse inserida nas discussões oficiais, nas instituições e nas repartições públicas de modo a validar um processo de inserção linguística dos surdos na sociedade majoritariamente ouvinte. Com base nessa lei e sua importância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Esta Lei é regulamentada pelo Decreto n° 5626/2005 que também dispõem de elementos muito importantes sobre o uso e fomento à Libras em território nacional.
( ) É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outros recursos de expressão a ela associados.
( ) O sistema educacional devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
( ) A Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.
A V - F - V - V.
B V - V - V - F.
C F - V - F - F.
D V - V - F - V.

No artigo 3° da Declaração Universal dos Direitos Linguísticos é detalhado quais os aspectos referentes aos direitos linguísticos individuais e dos grupos linguísticos. Com base nos direitos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Direito individual.
II- Direito dos grupos.
( ) Direito ao uso da língua em privado e em público.
( ) Direito ao ensino da própria língua e da própria cultura.
( ) Direito a dispor de serviços culturais.
a) I - II - II.
b) I - I - II.
c) II - I - II.
d) II - II - I.

O povo surdo passou por lutas em termos políticos e sociais no decorrer da história. Desse modo, há várias formas de perceber o indivíduo surdo.
Com base nesse processo, assinale a alternativa CORRETA:
a) Para uma perspectiva culturalista, os surdos devem viver apenas entre os surdos.
b) Para o historicismo, o surdo é pleno e sem patologias.
c) Em todas as perceptivas, a língua de sinais é considerada a melhor abordagem.
d) Numa perspectiva histórica, sempre é necessária a intervenção de um não surdo.

Existem grandes problemas na proposta oralista para a educação de surdos, mesmo com um enorme investimento de tempo e treino. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Pouquíssimos adultos surdos são alfabetizados através desta proposta.
II- Muitas reprovações e permanências nas mesmas séries, às vezes, até retrocessos.
III- A mensagem é compreendida com a leitura labial; mesmo com pouco tempo de vida escolar, a maioria dos surdos consegue ler e escrever com máxima de proficiência.
IV- Os surdos provenientes deste tipo de escola, por mais que treinem a articulação das palavras conseguem uma pronúncia que será compreendida apenas por quem convive com eles e tem experiência na compreensão dos sons articulados artificialmente.
V- Na maioria das vezes, o surdo que vem das escolas oralistas, acaba por ser um repetidor pouco eficiente das palavras na fala e analfabeto funcional na escrita.
a) As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina