A partir dos conceitos estudados sobre os métodos de avaliação de estoques, leia as seguintes afirmativas: I - Custo Médio Ponderado é o método mais utilizado no Brasil. II - A apuração pelo UEPS tende a aumentar o valor do estoque comparando com método PEPS. III - Independente do método escolhido, o valor de estoque final será igual, o que varia é o cenário econômico, se há ou não inflação. IV - Dependendo do método escolhido, um valor de estoque final diferente será atingido. V - A apuração pelo PEPS tende a aumentar o valor do estoque comparando com método UEPS. Agora responda:
I - Custo Médio Ponderado é o método mais utilizado no Brasil. II - A apuração pelo UEPS tende a aumentar o valor do estoque comparando com método PEPS. III - Independente do método escolhido, o valor de estoque final será igual, o que varia é o cenário econômico, se há ou não inflação. IV - Dependendo do método escolhido, um valor de estoque final diferente será atingido. V - A apuração pelo PEPS tende a aumentar o valor do estoque comparando com método UEPS. Somente as alternativas II e IV estão incorretas. As alternativas II, IV e V estão corretas. Somente as alternativas III e V estão incorretas. As alternativas I, II e III estão corretas. As alternativas I, III e IV estão corretas.
A empresa Lunes durante o mês obteve de custos total de R$ 3096,00.O Estoque inicial de produtos Acabados = 20 unidades e o Estoque inicial de produtos em elaboração = 0,20. Foram concluídas 0,80 unidades iniciadas no mês anterior e foram iniciadas e acabadas 25 unidades no mês. Calcule o custo unitário de fabricação.
180,00 120,00 123,00 110,00 150,00
Na Contabilidade de Custos, quando se avalia as Função Custo, geralmente são estabelecidos dois pressupostos. Selecione a única alternativa abaixo que corretamente descreve estes pressupostos:
1) As variações nos custos fixos ou variáveis referentes a um objeto de custos são explicadas pelas variações de diversos direcionadores de custos; 2) Os custos implícitos são calculados por apenas um direcionador de Custo. Dentro da faixa de interesse, o gráfico do custo é uma linha reta, em contraposição a diversos direcionadores de custos 1) As variações nos custos fixos de um objeto de custos são explicadas pelas variações de um único direcionador de custo; 2) Os custos Variáveis são calculados por dois ou mais direcionadores de Custos 1) As variações nos custos fixos de um objeto de custos são explicadas pelas variações de um único direcionador de custo; 2) Os custos Variáveis são calculados por dois ou mais direcionadores de Custos. Dentro da faixa de interesse, o gráfico dos custos variáveis é uma linha reta em contraposição a um único direcionador de custo. 1) As variações nos custos totais de um objeto de custos são explicadas pelas variações de diversos direcionadores de custos; 2) O comportamento do custo é adequadamente descrito por uma função linear do direcionador de custo, dentro da faixa de interesse, cujo gráfico dos custos totais, em contraposição a um único direcionador de custo, é uma linha reta. 1) As variações nos custos totais de um objeto de custos são explicadas pelas variações de um único direcionador de custo; 2) O comportamento do custo é adequadamente descrito por uma função linear do direcionador de custo, dentro da faixa de interesse, cujo gráfico dos custos totais, em contraposição a um único direcionador de custo, é uma linha reta.
Se as receitas orçadas estiverem acima do ponto de equilíbrio e caírem, o quanto elas podem ficar abaixo do orçado antes de atingir o ponto de equilíbrio?
Até o nível da margem de segurança. Até o nível da margem de contribuição unitária. Até o nível do ponto de equilíbrio econômico. Até o nível do ponto de equilíbrio financeiro. Até o nível da margem de contribuição total.
A técnica de fixar previamente os gastos previstos para cada produto de uma empresa industrial, tendo como função disponibilizar informações para o uso gerencial ou como forma de agilizar os processos de reconhecimento e registro dos custos incidentes na fabricação de produtos, é conhecida como custeamento:
O reconhecimento e a apuração de custos por absorção devem ser sistemáticos e uniformes ao longo dos períodos, a fim de:
Gerar dados materialmente auditáveis sobre a produção e seus processos Dar credibilidade a organização e evitar inconsistências nas análises de desempenho Gerar informações comparáveis para apoiar com precisão o processo de gestão Avaliar as inconsistências e desvios nos resultados das receitas financeiras Facilitar a gestão dos investimentos de curto prazo
A unidade operacional representada por um conjunto de homens e/ou máquinas de características semelhantes, desenvolvendo atividades homogêneas dentro de uma mesma área, é conhecida como:
Centro de lucro Processo Centro de custo Segmento Departamento
Num determinado mês, uma indústria apurou os seguintes custos dos produtos: Produtos MP MOD Embalagens A 25.400,00 20.000,00 8.000,00 B 21.300,00 16.490,00 7.500,00 C 20.150,00 13.510,00 7.400,00 Sabendo-se que os custos fixos do período montaram a R$ 47.500,00 no mês, e que a empresa rateia os custos fixos pelo critério de custo de mão de obra direta, o custo total do produto B, em reais, é