Buscar

Leia o texto de Jane Jacobs para responder às questões de 01 a 03. Há muito tempo, os responsáveis pela reurbanização observam os moradores da cida...

Leia o texto de Jane Jacobs para responder às questões de 01 a 03.
Há muito tempo, os responsáveis pela reurbanização observam os moradores da cidade passando o tempo em esquinas movimentadas, parando em bares e confeitarias e bebendo refrigerante junto à porta de casa, e já deram um veredicto, que, em essência, é: “Que coisa mais deplorável! Se essas pessoas tivessem um lar decente ou um lugar mais próprio e arborizado, não estariam na rua!”. Esse julgamento representa um equívoco profundo a respeito das cidades. Não faz mais sentido do que comparecer a um jantar comemorativo num hotel e concluir que, se aquelas pessoas tivessem mulheres que cozinhassem, dariam a festa em casa. O ponto fundamental tanto do jantar comemorativo quanto da vida social nas calçadas é precisamente o fato de serem públicos. Reúnem pessoas que não se conhecem socialmente de maneira íntima, privada, e muitas vezes nem se interessam em se conhecer dessa maneira. Ninguém pode manter a casa aberta a todos numa cidade grande. Nem ninguém deseja isso. Mesmo assim, se os contatos interessantes, proveitosos e significativos entre os habitantes das cidades se limitassem à convivência na vida privada, a cidade não teria a sua serventia. As cidades estão cheias de pessoas com quem certo grau de contato é proveitoso e agradável, do seu, do meu ou do ponto de vista de qualquer indivíduo. Mas você não vai querer que elas fiquem no seu pé. E elas também não vão querer que você fique no pé delas. (Morte e vida de grandes cidades, 2000. Adaptado.)
01 De acordo com a autora, as cidades
(A) têm suas ruas e calçadas ocupadas por pessoas que não encontram nas próprias casas um lar aconchegante e decente.
(B) simbolizam o individualismo da sociedade moderna, cujos cidadãos preferem se reunir em hotéis a confraternarem com os vizinhos.
(C) constituem espaços de confraternização produtivos para o desenvolvimento de relações íntimas e agradáveis.
(D) são espaços propícios à coletividade, pois funcionam como palco para o convívio social prazeroso entre seus habitantes.
(E) são cenários favoráveis à manifestação da identidade coletiva, mas estão esvaziadas por causa da desconfiança e da violência.
02 O trecho “Há muito tempo, os responsáveis pela reurbanização observam os moradores da cidade”, transposto para a voz passiva analítica, mantém o sentido original e a correção gramatical em:
(A) Há muito tempo, os responsáveis pela reurbanização observam-se os moradores da cidade.
(B) Há muito tempo, os moradores da cidade são observados pelos responsáveis pela reurbanização.
(C) Há muito tempo, os moradores da cidade foram observados pelos responsáveis pela reurbanização.
(D) Há muito tempo, os moradores da cidade observavam os responsáveis pela reurbanização.
(E) Há muito tempo, os responsáveis pela reurbanização têm sido observados pelos moradores da cidade.

Jane Jacobs defende que as cidades são espaços públicos que reúnem pessoas que não se conhecem socialmente de maneira íntima, privada, e muitas vezes nem se interessam em se conhecer dessa maneira.
Jane Jacobs afirma que as cidades estão cheias de pessoas com quem certo grau de contato é proveitoso e agradável, do seu, do meu ou do ponto de vista de qualquer indivíduo.
Jane Jacobs argumenta que, se os contatos interessantes, proveitosos e significativos entre os habitantes das cidades se limitassem à convivência na vida privada, a cidade não teria a sua serventia.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas I, II e III estão corretas.
e) As afirmativas I, II e III estão incorretas.

Essa pergunta também está no material:

Unisa - Prova II
16 pág.

Medicina Faculdade de Medicina de MaríliaFaculdade de Medicina de Marília

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

01. De acordo com a autora, as cidades são espaços propícios à coletividade, pois funcionam como palco para o convívio social prazeroso entre seus habitantes. Alternativa (D). 02. Há muito tempo, os moradores da cidade são observados pelos responsáveis pela reurbanização. Alternativa (B). Jane Jacobs defende que as cidades são espaços públicos que reúnem pessoas que não se conhecem socialmente de maneira íntima, privada, e muitas vezes nem se interessam em se conhecer dessa maneira. Essa afirmativa está correta. Jane Jacobs afirma que as cidades estão cheias de pessoas com quem certo grau de contato é proveitoso e agradável, do seu, do meu ou do ponto de vista de qualquer indivíduo. Essa afirmativa está correta. Jane Jacobs argumenta que, se os contatos interessantes, proveitosos e significativos entre os habitantes das cidades se limitassem à convivência na vida privada, a cidade não teria a sua serventia. Essa afirmativa está correta. Portanto, as afirmativas I, II e III estão corretas. Alternativa (d).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais