Buscar

Desde cedo, na obra de Bourdieu, a escola é tida como instância conservadora e a pedagogia como um conjunto de procedimentos que podem agravar as d...

Desde cedo, na obra de Bourdieu, a escola é tida como instância conservadora e a pedagogia como um conjunto de procedimentos que podem agravar as diferenças sociais vividas na cultura escolar como diferenças de capacidades ou de aptidões. De ‘inteligência’ de ‘dons’. CATANI, D. B. A Educação como ela não é. São Paulo: In: Bourdieu Pensa a Educação. Revista Educação. São Paulo: Editora Segmento. 2013, p.18-19. Com base na leitura desse fragmento de texto, é correto afirmar que: a. Para Pierre Bourdieu a pedagogia consegue de forma bastante apropriada reduzir as diferenças entre os indivíduos no espaço educacional. b. Pierre Bourdieu considera o sistema de ensino um lugar de reprodução social em que todos (independentemente de classe social ou qualquer outra diferença), adquirem os conhecimentos que a sociedade considera como relevantes e socialmente valorizados com relativa facilidade. c. Para este pensador, o campo educacional contribui para que as diferenças entre as classes sociais possam desaparecer, e portanto, a escola é um local em que as diferenças deixam de existir automaticamente. d. Não existe uma pedagogia que possa legitimar desigualdades sociais, essa é a visão de Pierre Bourdieu. e. A razão pela qual Pierre Bourdieu considera o sistema de ensino como um lugar de reprodução social está no fato dele ser um local privilegiado para adquirir os conhecimentos que a sociedade considera como relevantes e socialmente valorizados.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b. Pierre Bourdieu considera o sistema de ensino um lugar de reprodução social em que todos (independentemente de classe social ou qualquer outra diferença), adquirem os conhecimentos que a sociedade considera como relevantes e socialmente valorizados com relativa facilidade.
1
Dislike0
User badge image

Caco Antibes

A razão pela qual Pierre Bourdieu considera o sistema de ensino como um lugar de reprodução social está no fato dele ser um local privilegiado para adquirir os conhecimentos que a sociedade considera como relevantes e socialmente valorizados.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais