Buscar

Exame para quantificar as células TCD4+ e TCD8+ circulantes.

Durante avaliação de um paciente infectado pelo HIV, quantificou-se as células TCD4+ e TCD8+ circulantes. Qual dos exames abaixo seria o mais indicado para esta quantificação?

a) Imunohistoquímica

b) ELISA

c) Leucograma

d) Imunoblot

e) Citometria de fluxo

💡 2 Respostas

User badge image

Aline Menescal

Existem alguns exames laboratoriais comuns para quantificar as células TCD4 e TCD8 circulantes. Os dois principais métodos utilizados são:

  1. Citometria de fluxo: É uma técnica que utiliza anticorpos marcados com fluoróforos para identificar e quantificar diferentes populações de células. No caso das células TCD4 e TCD8, os anticorpos são direcionados a proteínas específicas presentes na superfície dessas células, como o CD4 (para células TCD4) e o CD8 (para células TCD8). Com a citometria de fluxo, é possível analisar a proporção e o número absoluto de células TCD4 e TCD8 em uma amostra de sangue.
  2. Teste de contagem de linfócitos CD4+: É um exame que mede diretamente a contagem de células TCD4 circulantes no sangue. Nesse teste, uma amostra de sangue é coletada e processada em laboratório para identificar e contar as células TCD4 usando técnicas de imunofluorescência ou citometria de fluxo.

Esses exames são comumente usados para monitorar a função imunológica e a progressão de doenças, como o HIV/AIDS, que afetam as células TCD4. Eles também podem ser usados em outras condições em que a função imunológica é comprometida ou quando há necessidade de avaliar o status imunológico de um indivíduo. É importante ressaltar que a disponibilidade desses exames pode variar de acordo com o local e o contexto clínico. Portanto, é sempre recomendado consultar um profissional de saúde para obter informações precisas e atualizadas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais