Buscar

Resumo sobre classe trematoda ?

Parasitologia veterinária

💡 3 Respostas

User badge image

Amanda Oliveira

Os trematódeos, também conhecidos como vermes de fígado, são uma classe de platelmintos parasitas pertencentes ao filo Platyhelminthes. Esses organismos possuem um corpo alongado e achatado, geralmente com uma forma foliácea, lembrando uma folha. Eles são encontrados principalmente em ambientes aquáticos, como rios, lagos e oceanos.

Os trematódeos apresentam um ciclo de vida complexo, que envolve diferentes estágios e hospedeiros. Eles possuem uma fase adulta parasitária em um hospedeiro definitivo, que geralmente é um vertebrado, como um mamífero, pássaro ou peixe. Durante essa fase, eles geralmente se fixam no fígado ou em outros órgãos internos do hospedeiro.

A reprodução dos trematódeos é complexa e envolve estágios sexuais e assexuais. Os adultos produzem ovos que são liberados no ambiente através das fezes do hospedeiro definitivo. Esses ovos eclodem em larvas que precisam infectar um hospedeiro intermediário, que pode ser um caramujo ou outro molusco, onde se desenvolvem e se reproduzem assexuadamente. As larvas liberadas do hospedeiro intermediário precisam então encontrar um novo hospedeiro definitivo para completar o ciclo.

Alguns trematódeos podem causar doenças em seres humanos e animais. Por exemplo, o Schistosoma, um gênero de trematódeo, é responsável pela esquistossomose, uma doença parasitária que afeta milhões de pessoas em regiões tropicais e subtropicais. Os trematódeos podem causar danos aos órgãos internos dos hospedeiros, prejudicando sua função e causando sintomas como febre, fadiga, dor abdominal e diarreia.

No entanto, nem todos os trematódeos são parasitas patogênicos. Alguns têm ciclos de vida complexos, mas não causam doenças em humanos ou animais. Além disso, os trematódeos desempenham um papel importante nos ecossistemas aquáticos, sendo parte da cadeia alimentar e afetando a saúde dos organismos hospedeiros.

Em resumo, os trematódeos são uma classe de parasitas platelmintos que possuem um ciclo de vida complexo, com estágios sexuais e assexuais envolvendo diferentes hospedeiros. Alguns trematódeos podem causar doenças em humanos e animais, enquanto outros desempenham papéis importantes nos ecossistemas aquáticos.

2
Dislike0
User badge image

Yasmin Gomes

Pertencente ao filo Plathyhelminthes, a classe Trematoda compreende helmintos cujo ciclo de vida é bastante complexo passando por diferentes hospedeiros durante o seu desenvolvimento, sendo mais comum a passagem por três hospedeiros. No hospedeiro vertebrado, os trematódeos atingem a maturidade sexual e realizam reprodução sexuada, resultando na liberação de ovos através das fezes no ambiente que, quando em contato com meio aquático, darão origem à fase larval denominada miracídio. Para completar seu desenvolvimento, é necessária a infecção do hospedeiro intermediário, que na maioria das vezes são moluscos da classe Gastropoda, onde realizam reprodução assexuada. Em condições ideais de temperatura, luminosidade e oxigenação, os moluscos eliminam no ambiente a fase larval denominada cercaria capaz de infectar novamente o hospedeiro definitivo ou um segundo hospedeiro intermediário que podem ser moluscos, artrópodes, anelídeos ou vertebrados. Neste segundo hospedeiro intermediário formam-se as metacercarias capazes de infectar um novo hospedeiro mediante a ingestão do hospedeiro intermediário pelo definitivo 

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais