Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa correta. a. Se o consumidor pagou frete ou Sedex para receber o produto, ele tem direito de ser reembolsado. b. O consumidor pode validamente exercer seu direito de arrependimento em qualquer hipótese. c. A garantia contratual excluiu a garantia legal. d. O CDC não é aplicável às instituições bancárias. e. O fornecedor que descumprir as normas do CDC não poderá ter a apreensão do produto.
User badge image
Gilserafim Serafim

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 anos

A alternativa correta é a letra A: "Se o consumidor pagou frete ou Sedex para receber o produto, ele tem direito de ser reembolsado." Isso porque, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o consumidor tem direito ao reembolso do valor pago pelo frete ou Sedex caso desista da compra dentro do prazo de arrependimento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Maria Eduarda Castro Corrêa

ano passado

a. Se o consumidor pagou frete ou Sedex para receber o produto, ele tem direito de ser reembolsado.

A alternativa a é correta, mas com algumas condições específicas a serem consideradas:

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que, quando o consumidor exerce o direito de arrependimento (art. 49 do CDC), ele deve ser reembolsado de todos os valores pagos, incluindo o custo do frete. Isso significa que, se um consumidor devolve um produto e exerce seu direito de arrependimento, ele tem direito ao reembolso tanto do valor do produto quanto das despesas de envio, como frete ou Sedex, que foram pagas para receber o produto.

Portanto, a alternativa a está correta porque, em situações onde o direito de arrependimento é exercido, o consumidor deve ser reembolsado pelo valor do frete ou Sedex.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito dos três tipos de garantia é possível afirmar:
a. A garantia contratual excluiu a garantia legal.
b. A garantia contratual não é um prazo concedido por liberalidade, mas por imposição legal.
c. A garantia legal dos bens duráveis é de 30 dias.
d. A garantia legal dos bens não duráveis é de 90 dias.
e. A garantia estendida é uma forma de seguro paga pelo consumidor.

Assinale a alternativa correta: a. O CDC não é aplicável às instituições bancárias. b. Não se enquadram no Código de Defesa do Consumidor as relações jurídicas decorrentes dos contratos de planos de saúde. c. A pessoa jurídica não pode ser consumidora de produtos ou serviços, pois os utiliza como insumos para sua atividade principal. d. O fornecedor que descumprir as normas do CDC não poderá ter a apreensão do produto. e. Dentre os órgãos de defesa do consumidor podemos citar o Procon.

Assinale a alternativa incorreta:
a. O consumidor deve formalizar o pedido ao fornecedor caso queira exercer o seu direito de arrependimento.
b. Quem deve arcar com os gastos para a devolução da mercadoria é o fornecedor, nos casos de arrependimento do consumidor.
c. O CDC prevê a proibição de fabricação do produto, em caso de descumprimento das normas.
d. Se o fornecedor não aceitar desfazer o negócio celebrado, o consumidor obrigatoriamente precisa se socorrer ao Procon antes de procurar o Poder Judiciário.
e. O site Reclame Aqui é uma ferramenta de auxílio do consumidor.

Toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final é denominada: a. Empregador. b. Empregado. c. Empresário. d. Consumidor. e. Prestador de serviços.

Analise as afirmações abaixo: I- O contrato de adesão é aquele que os direitos e deveres são estabelecidos conjuntamente entre as partes. II- O consumidor tem total liberdade para discutir ou modificar o conteúdo do contrato. III- No contrato de adesão o consumidor aceita, em bloco, as cláusulas estabelecidas pelo fornecedor. IV- O contrato de adesão não precisa ser redigido em termos claros. V- No contrato de adesão as cláusulas não são estabelecidas unilateralmente. Está(ão) correta(as): a. I e II. b. I, II e III. c. II, III e IV. d. III. e. II e V.

Assinale a alternativa correta.
a. O direito de arrependimento pode ser exercido pelo consumidor tanto nas compras realizadas dentro como fora do estabelecimento comercial.
b. O desacordo das normas de proteção às relações de consumo não ensejará ao sujeito causador do dano o dever de reparação.
c. Quando o defeito é oculto, o prazo para pleitear a troca do produto se inicia no momento em que ficar evidenciado o defeito.
d. Se passados 30 dias e o fornecedor não trocar o produto, a única opção do consumidor é requerer a substituição do produto.
e. As cláusulas contratuais serão interpretadas de maneira mais favorável ao fornecedor.

Assinale a alternativa incorreta: a. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, o consumidor só tem a opção de aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente. b. A troca de produto sem defeito não possui proteção legal. c. Se o fornecedor possui política interna de troca de produto sem defeito, ela obrigatoriamente deve ser cumprida. d. As políticas internas de troca de produto sem defeito devem ser apresentadas ao consumidor. e. O prazo máximo para o fornecedor trocar um produto com defeito é de 30 dias.

Assinale a alternativa correta:
a. Venda casada é uma prática abusiva de acordo com o CDC.
b. No fornecimento de serviços que tenham por objetivo a reparação de produto, o fornecedor pode utilizar peças usadas.
c. O consumidor não pode realizar compra fracionada.
d. Em qualquer hipótese, o consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito.
e. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente poderá ser submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Assinale a alternativa correta:
a. O pagamento de acréscimo pecuniário (gorjeta), em virtude da prestação de serviço, possui natureza obrigatória.
b. A cobrança da chamada consumação mínima é uma prática autorizada por lei.
c. As construtoras não são obrigadas a indenizar os compradores de imóveis na planta quando as obras atrasarem.
d. Na hipótese de resolução de contrato de promessa de compra e venda de imóvel submetido ao Código de Defesa do Consumidor, deve ocorrer a imediata restituição das parcelas pagas pelo promitente comprador – integralmente, em caso de culpa exclusiva do promitente vendedor/construtor.
e. Caso tenha sido o comprador quem deu causa ao desfazimento do contrato de promessa de compra e venda de imóvel submetido ao Código de Defesa do Consumidor, o consumidor não pode realizar compra fracionada.

Quanto à troca de produto com defeito aparente, assinale a alternativa incorreta:
a. Para os produtos duráveis, o prazo é de 90 dias.
b. A troca de produto essencial é imediata.
c. O prazo de troca começa a contar a partir da entrega efetiva do produto.
d. O prazo para os produtos não duráveis é de 30 dias.
e. Para que a troca seja efetivada não é necessário observar os prazos previstos em lei.

Mais conteúdos dessa disciplina