Buscar

A Lei 8213/91, lei de cotas para Deficientes e Pessoas com dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência. Segundo o Art. 93 a empresa com 100...

A Lei 8213/91, lei de cotas para Deficientes e Pessoas com dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência. Segundo o Art. 93 a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a contratar pessoas portadoras de deficiência. Veja a seguir as afirmacoes sobre este tema: I Caso uma empresa possua mais de 1.000 empregados, deve contratar 3% de PCDs. As empresas que contratam PCDs devem conceder à esta categoria um tratamento igual, sem fornecendo condições para seu desenvolvimento profissional. III Para que uma pessoa seja incluída na categoria de profissionais com ela precisa de um laudo médico ou de um certificado de reabilitação profissional emitido pelo INSS Instituto Nacional de Seguro Social. IV Em caso de dispensa sem justa causa de profissional com deficiência em contrato de trabalho por tempo indeterminado, a empresa poderá substituir por outro profissional em qualquer condição e posição da empresa. Está correto o que se afirma em:

I - Caso uma empresa possua mais de 1.000 empregados, deve contratar 3% de PCDs.
II - As empresas que contratam PCDs devem conceder à esta categoria um tratamento igual, sem fornecendo condições para seu desenvolvimento profissional.
III - Para que uma pessoa seja incluída na categoria de profissionais com ela precisa de um laudo médico ou de um certificado de reabilitação profissional emitido pelo INSS Instituto Nacional de Seguro Social.
IV - Em caso de dispensa sem justa causa de profissional com deficiência em contrato de trabalho por tempo indeterminado, a empresa poderá substituir por outro profissional em qualquer condição e posição da empresa.
a) I e IV.
b) e III.
c) I e III.
d) III e IV.
e) I e II.

Essa pergunta também está no material:

avaliando
1 pág.

Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c) I e III". I - Caso uma empresa possua mais de 100 empregados, deve contratar um número de PCDs equivalente a um percentual que varia de 2% a 5%, dependendo do número total de funcionários da empresa. No caso específico da afirmativa, a porcentagem correta é de 2%. III - Para que uma pessoa seja considerada PCD, ela precisa de um laudo médico ou de um certificado de reabilitação profissional emitido pelo INSS Instituto Nacional de Seguro Social.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais