Buscar

No estudo da Unid I, essas funções são utilizadas para representarmos muitos dos sinais analógicos utilizados em Processamento Digital de Sinais .

As funções “degrau” e “impulso unitário” são apresentadas por diferentes autores por meio de diferentes formas. Por exemplo, Roberts (2010, p. 22), em seu livro “Fundamentos de Sinais e Sistemas”, define a “função degrau unitário por uma função que tem um valor definido a cada instante de tempo, exceto em t = t0”. Roberts (2010, p. 27) também define a função impulso unitário como “a derivada da função degrau unitário”.

No estudo da Unidade I, essas funções são utilizadas para representarmos muitos dos sinais analógicos utilizados em Processamento Digital de Sinais (PDS). Elas podem representar o acionamento de um botão ou o trem de impulsos utilizados na conversão A/D (Analógica/Digital) de um sinal senoidal, por exemplo.

De posse dessas informações e do conhecimento adquirido até aqui, discorra sobre as principais diferenças e similaridades entre as funções “impulso unitário” e “degrau unitário”. Depois, discorra sobre a possibilidade de utilização de um ou outro sinal linear ou sobre a possibilidade de utilizar ambos os sinais nas aplicações industriais. Cite um exemplo da utilização industrial de cada sinal.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As funções "degrau" e "impulso unitário" são amplamente utilizadas em Processamento Digital de Sinais (PDS) para representar sinais analógicos. A função degrau unitário é definida como uma função que tem um valor definido em cada instante de tempo, exceto em t = t0. Já a função impulso unitário é definida como a derivada da função degrau unitário. A principal diferença entre as duas funções é que a função degrau unitário é uma função contínua, enquanto a função impulso unitário é uma função descontínua. A função degrau unitário é usada para representar eventos que ocorrem em um determinado instante de tempo, como o acionamento de um botão. Já a função impulso unitário é usada para representar eventos que ocorrem em um intervalo de tempo infinitesimal, como um trem de impulsos utilizado na conversão A/D de um sinal senoidal. Ambas as funções podem ser utilizadas em aplicações industriais. Por exemplo, a função degrau unitário pode ser usada para representar o acionamento de um motor elétrico em uma linha de produção. Já a função impulso unitário pode ser usada para representar o sinal de um sensor de temperatura em um processo industrial. Em resumo, a função degrau unitário é usada para representar eventos que ocorrem em um instante de tempo específico, enquanto a função impulso unitário é usada para representar eventos que ocorrem em um intervalo de tempo infinitesimal. Ambas as funções têm aplicações industriais e podem ser usadas para representar sinais analógicos em PDS.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais