Buscar

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS - atividade 1

As funções “degrau” e “impulso unitário” são apresentadas por diferentes autores por meio de diferentes formas. Por exemplo, Roberts (2010, p. 22), em seu livro “Fundamentos de Sinais e Sistemas”, define a “função degrau unitário por uma função que tem um valor definido a cada instante de tempo, exceto em t = t0”. Roberts (2010, p. 27) também define a função impulso unitário como “a derivada da função degrau unitário”.

No estudo da Unidade I, essas funções são utilizadas para representarmos muitos dos sinais analógicos utilizados em Processamento Digital de Sinais (PDS). Elas podem representar o acionamento de um botão ou o trem de impulsos utilizados na conversão A/D (Analógica/Digital) de um sinal senoidal, por exemplo.

NALON, J. A. Introdução ao Processamento Digital de Sinais. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

 

ROBERTS, M. J. Fundamentos em Sinais e Sistemas. Tradução de Carlos Henrique Nogueira de Resende Barbosa. Porto Alegre: AMGH, 2010.

De posse dessas informações e do conhecimento adquirido até aqui, discorra sobre as principais diferenças e similaridades entre as funções “impulso unitário” e “degrau unitário”. Depois, discorra sobre a possibilidade de utilização de um ou outro sinal linear ou sobre a possibilidade de utilizar ambos os sinais nas aplicações industriais. Cite um exemplo da utilização industrial de cada sinal.


💡 2 Respostas

User badge image

Wagner Soares

As funções "impulso unitário" e "degrau unitário" são conceitos importantes na teoria de sinais e sistemas. Ambas são funções de tempo discreto ou contínuo que são amplamente utilizadas em diversas aplicações.

O impulso unitário, denotado por δ(t) ou δ[n] (dependendo se é contínuo ou discreto), é uma função que possui uma amplitude infinita em um ponto específico e zero em todos os outros pontos. No caso do impulso unitário contínuo, sua área sob a curva é igual a 1. Essa função é frequentemente usada para modelar eventos instantâneos, como uma perturbação em um sistema em um determinado instante de tempo.

Por outro lado, o degrau unitário, denotado por u(t) ou u[n], é uma função que começa em zero e aumenta instantaneamente para um valor constante de 1 a partir de um determinado ponto de referência. No caso do degrau unitário contínuo, a função é definida como 0 para t < 0 e 1 para t ≥ 0. O degrau unitário é usado para representar mudanças repetidas ou transições em um sistema.

Embora o impulso unitário e o degrau unitário tenham propriedades diferentes, eles também têm algumas semelhanças. Ambos são funções de referência comuns usadas na análise de sistemas lineares e invariantes no tempo. Além disso, eles são amplamente utilizados na convolução de sinais, que é uma operação fundamental na análise de sistemas lineares.

Quanto à sua utilização em aplicações industriais, tanto o impulso unitário quanto o degrau unitário têm aplicações específicas.

Um exemplo de uso industrial do impulso unitário é na resposta ao impulso de um sistema. Ao aplicar um impulso unitário a um sistema físico, é possível analisar a resposta do sistema no domínio do tempo e do domínio da frequência. Isso é útil para entender os recursos do sistema, como sua estabilidade, ressonância, atenuação e tempo de resposta.

Já o degrau unitário é frequentemente usado para analisar a resposta transitória de sistemas. Por exemplo, ao aplicar um degrau unitário a um sistema de controle industrial, é possível observar a resposta do sistema à mudança abrupta e determinar parâmetros importantes, como o tempo de subida, o tempo de acomodação e a sobrelevação. Essas informações são cruciais para projetar e otimizar sistemas de controle.

Em resumo, tanto o impulso unitário quanto o degrau unitário são sinais fundamentais na teoria de sinais e sistemas. Embora tenham diferenças em suas características, eles são amplamente utilizados em aplicações industriais para análise de sistemas e controle. O impulso unitário é usado principalmente para análise da resposta ao impulso, enquanto o degrau unitário é empregado para analisar a resposta transitória de sistemas de controle.


2
Dislike0
User badge image

Alisson Merlo

As funções “impulso unitário” e “degrau unitário” são sinais importantes na teoria de sistemas e sinais. Ambas são funções de entrada que podem ser aplicadas em sistemas lineares para analisar sua resposta. A principal diferença entre as duas funções é que o impulso unitário é uma função que tem um valor infinito em t = 0 e zero em todos os outros lugares como representado na Equação 1 e Figura 1, enquanto o degrau unitário é uma função que tem valor constante de 1 como representado da Equação 2 e Figura 2. Uma das principais semelhanças entre as duas funções é que ambas são funções de entrada que podem ser usadas para analisar a resposta de um sistema linear. Além disso, ambas as funções são usadas para representar eventos físicos, como um impulso elétrico ou um sinal de partida. Quanto à principal utilização industrial, ambas as funções são amplamente utilizadas em aplicações de controle e automação. O impulso unitário é usado para analisar a resposta de um sistema a um impulso elétrico, enquanto o degrau unitário é usado para analisar a resposta de um sistema a uma mudança abrupta na entrada. Um exemplo de utilização industrial do impulso unitário é na análise de um circuito elétrico. Quando um impulso elétrico é aplicado a um circuito, a resposta do circuito pode ser analisada usando a função impulso unitário. Um exemplo de utilização industrial do degrau unitário é o controle de um motor elétrico. Quando um sinal de partida é aplicado a um motor elétrico, a resposta do motor pode ser analisada usando a função degrau unitário. Em resumo, ambas as funções são importantes na teoria de sistemas e sinais e são amplamente utilizadas em aplicações industriais. A escolha de qual função usar depende do tipo de análise que se deseja realizar e do sistema que está sendo analisado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais