Buscar

O crime de ameaça é considerado hediondo e a Constituição Federal de 1988 proíbe expressamente. Não cabe acordo de não persecução penal, vez que o ...

O crime de ameaça é considerado hediondo e a Constituição Federal de 1988 proíbe expressamente. Não cabe acordo de não persecução penal, vez que o crime de ameaça é procedido mediante ação penal de iniciativa privada. Qual é a afirmativa correta?

O crime de ameaça é considerado hediondo.
A Constituição Federal de 1988 proíbe expressamente o crime de ameaça.
Não cabe acordo de não persecução penal para o crime de ameaça.
O crime de ameaça é procedido mediante ação penal de iniciativa privada.
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
c) Apenas as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas.
d) Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

prova
1 pág.

Direito Penal e Processo Penal

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c) Apenas as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas". O crime de ameaça é considerado crime comum, não hediondo. A Constituição Federal de 1988 não proíbe expressamente o crime de ameaça, mas sim a tortura e o tráfico de drogas. Não cabe acordo de não persecução penal para o crime de ameaça, pois este é procedido mediante ação penal de iniciativa privada.
0
Dislike0
User badge image

Almeida

A afirmativa correta é a letra c) Apenas as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas.

  1. O crime de ameaça não é considerado hediondo. Os crimes hediondos estão previstos na Lei nº 8.072/1990 no Brasil, e o crime de ameaça não consta nessa lista.
  2. A Constituição Federal de 1988 não proíbe expressamente o crime de ameaça. A Constituição estabelece princípios e direitos fundamentais, mas não faz uma proibição expressa sobre o crime de ameaça.
  3. A afirmação sobre o acordo de não persecução penal não se aplica ao crime de ameaça, pois, como mencionado, esse tipo de acordo é uma possibilidade nos casos de ação penal pública incondicionada, e o crime de ameaça é procedido mediante ação penal de iniciativa privada.
  4. O crime de ameaça é, de fato, procedido mediante ação penal de iniciativa privada. Isso significa que o titular do direito ameaçado é quem deve apresentar a queixa-crime para que o processo penal seja iniciado.

Portanto, apenas as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais