Buscar

"O termo Comunidade, utilizado hoje em dia na Psicologia Social, é bastante elástico e capaz de incluir em seu escopo desde um pequeno grupo social...

"O termo Comunidade, utilizado hoje em dia na Psicologia Social, é bastante elástico e capaz de incluir em seu escopo desde um pequeno grupo social, um bairro, uma vila, uma escola, um hospital, um sindicato, uma associação de moradores, uma organização não - governamental, até abarcar os indivíduos que interagem numa cidade inteira." GOMES, A. M. A. Psicologia comunitária: uma abordagem conceitual. Psicologia: Teoria e Prática v. 1, n. 2, p. 71-79, 1999. Sobre a relação entre a psicologia social e a psicologia comunitária, analise as duas assertivas abaixo. I - Toda Psicologia Social se concentra em compreender e prever o comportamento dos seres humanos com base em suas interações tendo, assumindo um caráter amplo e generalista. Porque II - A Psicologia Comunitária trabalha para melhorar as condições de vida ou o funcionamento social em áreas geográficas bastante específicas não devendo, portanto, ser considerada um tipo de Psicologia Social. Marque a alternativa que apresenta a relação entre as asserções I e II. A assertiva I está correta, mas a assertiva I está incorreta; Ambas as assertivas estão corretas e a assertiva II justifica a assertiva I. A assertiva I está incorreta, mas a assertiva II está incorreta. As duas assertivas estão incorretas. Ambas as assertivas estão corretas, mas a assertiva II não justifica a assertiva I.

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Ambas as assertivas estão corretas e a assertiva II justifica a assertiva I." A primeira assertiva está correta ao afirmar que a Psicologia Social se concentra em compreender e prever o comportamento dos seres humanos com base em suas interações, assumindo um caráter amplo e generalista. A segunda assertiva também está correta ao afirmar que a Psicologia Comunitária trabalha para melhorar as condições de vida ou o funcionamento social em áreas geográficas bastante específicas, o que a diferencia da Psicologia Social. Além disso, a assertiva II justifica a assertiva I, pois a Psicologia Comunitária é uma das áreas de atuação da Psicologia Social.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

As duas assertivas estão incorretas


0
Dislike0
User badge image

Duds Assis

As duas assertivas estão incorretas


Explicação: As duas assertivas estão equivocadas. A primeira por generalizar a Psicologia Social e entender que ¿toda¿ Psicologia Social tem uma abordagem científica generalista o que não é verdade pela existência da Psicologia Sócio-Histórica ou Sócio-Crítica na qual a Psicologia Comunitária emerge. A segunda está errada pela conclusão errada de que por ter uma atuação mais localizada ou restrita a Psicologia Comunitária não deveria pertencer a Psicologia Social, argumentação que não se sustenta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais