Buscar

ADOLESCENTE 1. Estabelecer o procedimento para avaliação antropométrica de adolescentes. a) Utilização de balança; b) Procedimentos para pesar e m...

ADOLESCENTE 1. Estabelecer o procedimento para avaliação antropométrica de adolescentes. a) Utilização de balança; b) Procedimentos para pesar e medir adolescentes; c) Estágio de Tanner (Estágio de maturação sexual) d) Índices antropométricos utilizados na avaliação de adolescentes (IMC/I e E/I).

💡 4 Respostas

User badge image

Harumi Katayama

A avaliação antropométrica é uma importante ferramenta para avaliar o crescimento e o desenvolvimento de adolescentes. Aqui estão os procedimentos básicos para realizar essa avaliação:

a) Utilização de balança:

  • Utilize uma balança adequada e calibrada para medir o peso do adolescente. Certifique-se de que o adolescente esteja descalço, usando roupas leves e vazias de objetos como celulares, carteiras, etc.

b) Procedimentos para pesar e medir adolescentes:

  • Peso: Peça ao adolescente para subir na balança com equilíbrio e permanecer em repouso até a leitura do peso estabilizar. Anote o valor em quilogramas (kg).
  • Altura: Utilize um estadiômetro ou régua fixada em uma parede plana e nivelada. Peça ao adolescente para ficar de pé, com os pés juntos, costas retas, calcanhares, nádegas e cabeça encostados na parede. Faça a leitura da altura em centímetros (cm).

c) Estágio de Tanner (Estágio de maturação sexual):

  • O estágio de Tanner é utilizado para avaliar o desenvolvimento sexual dos adolescentes. Ele é dividido em cinco estágios, que variam de acordo com as mudanças físicas e sexuais. A avaliação do estágio de Tanner é realizada por meio da inspeção visual de características secundárias sexuais, como crescimento de pelos pubianos, desenvolvimento mamário em meninas, crescimento testicular em meninos, entre outros.

d) Índices antropométricos utilizados na avaliação de adolescentes (IMC/I e E/I):

  • IMC/I (Índice de Massa Corporal para Idade): É calculado dividindo o peso do adolescente em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. O resultado é comparado com tabelas específicas para a idade e sexo do adolescente, permitindo avaliar se o peso está adequado para a altura e a faixa etária.
  • E/I (Estatura para Idade): É utilizado para avaliar o crescimento linear do adolescente. Comparando a altura medida com valores de referência para a idade e sexo do adolescente, é possível identificar se ele está com estatura adequada para a faixa etária.

É importante ressaltar que essas são apenas algumas das medidas e procedimentos utilizados na avaliação antropométrica de adolescentes. Dependendo do contexto e dos objetivos da avaliação, outros parâmetros e métodos podem ser considerados, como dobras cutâneas, circunferências corporais, entre outros. Além disso, é fundamental que a avaliação seja realizada por profissionais de saúde capacitados, seguindo protocolos específicos e levando em conta o contexto individual de cada adolescente.

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

O procedimento para avaliação antropométrica de adolescentes pode incluir: a) Utilização de balança para medir o peso do adolescente; b) Procedimentos para pesar e medir adolescentes, incluindo a medição da altura e circunferência da cintura; c) Estágio de Tanner (Estágio de maturação sexual) para avaliar o desenvolvimento sexual do adolescente; d) Índices antropométricos utilizados na avaliação de adolescentes, como o IMC (Índice de Massa Corporal) e o I/E (Índice Cintura/Estatura). É importante seguir as orientações e protocolos estabelecidos para garantir a precisão e confiabilidade dos resultados obtidos na avaliação antropométrica de adolescentes.

0
Dislike0
User badge image

Naiane Ferreira

O procedimento para avaliação antropométrica de adolescentes pode incluir:a) Utilização de balança para medir o peso do adolescente;b) Procedimentos para pesar e medir adolescentes, incluindo a medição da altura e circunferência da cintura;c) Estágio de Tanner (Estágio de maturação sexual) para avaliar o desenvolvimento sexual do adolescente;d) Índices antropométricos utilizados na avaliação de adolescentes, como o IMC (Índice de Massa Corporal) e o I/E (Índice Cintura/Estatura).É importante seguir as orientações e protocolos estabelecidos para garantir a precisão e confiabilidade dos resultados obtidos na avaliação antropométrica de adolescentes.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais