Logo Passei Direto
Buscar
Vieira et al. (2019, p. 9) relatam que “o mundo globalizado, repleto de informações e totalmente disruptivo é atualmente, um grande desafio para qualquer empresa, mesmo aquelas que conseguem ter escala e eficiência produtiva. Isto porque necessitam ter visões estratégicas constantes para serem reavaliadas a todo instante, buscando novas estruturas e percebendo novas ameaças do ambiente em seu negócio”. Então, podemos afirmar que existem alguns padrões de disrupção já conhecidos. Entre esses padrões, temos: A) Expandir o alcance dos mercados, bloquear recursos e centralizar produções. B) Expandir o alcance dos mercados, conectar seus pares e alinhar preços com uso. C) Expandir o alcance dos mercados, bloquear recursos e conectar seus pares. D) Expandir o alcance dos mercados, conectar seus pares e centralizar produções. E) Expandir o alcance dos mercados, desacoplar produtos e serviços e centralizar produções.
User badge image
Sirlene Soares Correia

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para analisar as opções, precisamos entender os padrões de disrupção mencionados no contexto de um mundo globalizado e repleto de informações. A disrupção geralmente envolve a transformação de modelos de negócios, a conexão entre pares e a adaptação a novas dinâmicas de mercado. Vamos analisar as alternativas: A) Expandir o alcance dos mercados, bloquear recursos e centralizar produções. - "Bloquear recursos" não é um padrão comum de disrupção. B) Expandir o alcance dos mercados, conectar seus pares e alinhar preços com uso. - Esta opção faz sentido, pois conectar pares e alinhar preços é uma estratégia comum em ambientes disruptivos. C) Expandir o alcance dos mercados, bloquear recursos e conectar seus pares. - Novamente, "bloquear recursos" não se encaixa bem. D) Expandir o alcance dos mercados, conectar seus pares e centralizar produções. - Conectar pares é positivo, mas "centralizar produções" pode não ser uma estratégia disruptiva. E) Expandir o alcance dos mercados, desacoplar produtos e serviços e centralizar produções. - "Desacoplar produtos e serviços" é uma abordagem interessante, mas "centralizar produções" não é uma característica típica de disrupção. A opção que melhor reflete padrões de disrupção conhecidos, considerando a conexão entre pares e a expansão de mercados, é: B) Expandir o alcance dos mercados, conectar seus pares e alinhar preços com uso.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com o trecho citado, podemos afirmar que o padrão de disrupção conhecido é o de expandir o alcance dos mercados, conectar seus pares e alinhar preços com uso. Portanto, a alternativa correta é a letra B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para a implementação de um sistema de boas práticas de governança corporativa, as organizações precisam estar cientes da necessidade da implementação de uma estrutura que visa atender os aspectos cruciais que levarão a organização ao patamar desejado por todos interessados no processo.
Assim, em relação a essa estrutura organizacional da governança e seus papéis, podemos afirmar que:
I - A auditoria será o órgão guardião da boa governança, definindo a direção estratégica, estabelecendo políticas corporativas e assegurando a existência de um ambiente eficaz de controle interno.
II - Os membros do Conselho de Administração da organização devem revisar sistematicamente as práticas de governança adotadas pela organização e assegurar a elaboração e a disseminação de um código de conduta.
III - As empresas podem ter uma série de comitês, cada qual com suas responsabilidades, tais como: Comitê de Auditoria, Comitê de Pessoas, entre outros.
A) As afirmativas I e II.
B) As afirmativas I e III.
C) As afirmativas II e III.
D) Somente a afirmativa III.
E) Nenhuma afirmativa está correta.

Um dos Ps da governança corporativa é o poder, sendo um item importante na governança, porque deve estar claro nas responsabilidades e autoridades dos diversos atores do processo na empresa.
Sobre o poder é correto afirmar que:
I - Todas decisões e ações tomadas pela alta administração da empresa serão executadas visando à maximização dos seus valores, com outros compromissos assumidos de responsabilidade corporativa.
II - Para que ocorra o poder, somente será necessária a empresa que possua as boas práticas de governança corporativa em suas formas de poder.
III - Há a necessidade de ter uma estrutura organizacional bem definida, com níveis de autoridade e responsabilidade claros e transparentes, e líderes que inspirem e conduzam suas equipes.
A) As afirmativas I e II.
B) As afirmativas I e III.
C) As afirmativas II e III.
D) Somente a afirmativa II.
E) Todas as afirmativas estão corretas.

Sabemos que a governança corporativa é o sistema que envolve todos os processos de uma organização, bem como está diretamente ligada à sua alta administração.
Portanto, a governança possui códigos de conduta e também princípios. Sabemos que esses princípios pertencem ao que se convencionou chamar de 8 Ps da governança. Sobre esses 8 Ps, podemos afirmar que:
I - O propósito se refere à busca pelo equilíbrio fundamental entre os múltiplos interesses que surgem com a participação da empresa na sociedade, fato que está intimamente ligado ao princípio da responsabilidade corporativa, que ultrapassa a fronteira do lucro para um ambiente que seja percebido um ganho de valor sustentável.
II - A perpetuidade sempre foi o objetivo maior de uma organização, mantendo-se no mercado de forma atuante, com crescimento e amadurecimento dos processos administrativos e da participação no mercado.
III - As pessoas são consideradas elementos-chave de todo o processo de governança, pois somente com a formação de relações interpessoais íntegras que podemos mitigar os riscos inerentes aos processos de poder e decisão das organizações.
A) As afirmativas I e II.
B) As afirmativas I e III.
C) As afirmativas II e III.
D) Somente a afirmativa I.
E) Todas as afirmativas estão corretas.

Sabemos que boa parte dos erros da governança surge por falhas nas estruturas organizacional e estratégica da empresa, que deveria estar focada em atender a todas as partes interessadas com transparência, senso de justiça, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
Sabemos que vários desses erros podem estar associados ao Conselho de Administração. Dentre esses erros, podemos citar:
I - Conselheiros formados, porém sem participação ativa dentro de uma organização.
II - Composição do conselho de administração sem o entendimento das boas práticas de governança em relação ao seu tamanho e à participação das pessoas nos conselhos.
III - Conselheiros com total independência em suas atribuições e responsabilidades, fato que pode provocar problemas junto aos demais setores da empresa.
A) As afirmativas I e II.
B) As afirmativas I e III.
C) As afirmativas II e III.
D) Somente a afirmativa III.
E) Nenhuma afirmativa está correta.

Sabemos que nas organizações há uma busca constante pela maximização da utilidade pessoal que pode levar um indivíduo a tomar decisões prejudiciais aos investidores que delegaram e confiaram a ele o poder de tomada de decisões.
A literatura sobre o tema de governança corporativa já identificou diversas formas pelas quais os executivos podem depreciar o patrimônio dos investidores. Esses casos são conhecidos como conflito de agência. Sobre esse tema, podemos afirmar que:
I - Criação de barreiras para a substituição dos gestores é um exemplo de conflito, uma vez que quanto maiores forem os benefícios do controle extraídos pelos executivos, mais deverão se apegar aos seus cargos.
II - Seleção de pessoas desqualificadas para posições gerenciais é um modelo muito utilizado para criar situações maléficas à empresa.
III - Esforço pessoal insuficiente à gestão da companhia, em que os executivos poderiam diminuir o tempo dedicado à empresa como forma de aumentar as perspectivas de sua carreira.
A) As afirmativas I e III.
B) As afirmativas II e III.
C) As afirmativas I e II.
D) Somente o item I está correto.
E) Todos os itens estão corretos.

Sabemos que a governança corporativa é o sistema que envolve todos os processos de uma organização, bem como está diretamente ligada à sua alta administração.
Portanto, a governança possui códigos de conduta e também princípios. Sabemos que esses princípios pertencem ao que se convencionou chamar de 8 Ps da governança. Sobre esses 8 Ps, podemos afirmar que:
I - O poder é elemento-chave de todo o processo de governança, pois somente com a formação de relações interpessoais íntegras que podemos mitigar os riscos inerentes aos processos de poder e decisão das organizações.
II - Os papéis em uma organização devem estar bem definidos e serem comunicados a todas as partes interessadas, evitando acúmulo de funções, conflitos de interesse e problemas de gestão.
III - A perpetuidade sempre foi o objetivo maior de uma organização, mantendo-se no mercado de forma atuante e com crescimento e amadurecimento dos processos administrativos e da participação no mercado.
A) As afirmativas I e II.
B) As afirmativas I e III.
C) As afirmativas II e III.
D) Somente a afirmativa II.
E) Todas as afirmativas estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina