Buscar

Questão 1: 5.0 pontos Receita de pão Caseiro Ingredientes: 2 copos e 1/2 de água morna 2 colheres de sopa de açúcar 1 colher de sal 1 ovo 1 kg de f...

Questão 1: 5.0 pontos Receita de pão Caseiro Ingredientes: 2 copos e 1/2 de água morna 2 colheres de sopa de açúcar 1 colher de sal 1 ovo 1 kg de farinha de trigo 50 g de fermento biológico Modo de preparo: 1. Misturar o fermento de padaria na água morna 2. Levar ao liquidificador o açúcar, o óleo, o sal, o açúcar, o ovo e a água com o fermento 3. Bater por alguns minutos 4. Colocar em uma bacia grande esta mistura e acrescentar o trigo aos poucos, misturando com as mãos (a quantidade de trigo suficiente se dá quando a massa não grudar em suas mãos) 5. Deixar crescer por 1 hora 6. Dividir a massa em partes e enrolar os pães 7. Deixar crescer novamente por 40 minutos 8. Levar para assar por mais ou menos 30 minutos Você sabia que o fermento biológico, ou fermento de padaria é o fungo unicelular Saccharomyces cerevisae? Depois de ler a receita acima (pode testá-la também), pense, pesquise e responda: • Por que a água deve estar morna? O que acontece se a água estiver fervendo? • Qual o papel do açúcar na receita, já que a receita não é de pão doce? • O que faz a massa crescer? • O que esta questão tem a ver com mitocôndrias?

A água deve estar morna para ativar o fermento biológico, pois a temperatura ideal para o crescimento do fungo é entre 30 e 35 graus Celsius. Se a água estiver fervendo, o calor pode matar o fermento e impedir o crescimento da massa.
O açúcar é utilizado como fonte de alimento para o fermento, que o consome e produz gás carbônico, que faz a massa crescer.
O fermento biológico consome o açúcar e produz gás carbônico, que fica preso na massa e faz ela crescer.
A questão não tem relação com mitocôndrias.

Essa pergunta também está no material:

AD1-BC2 - 2013-1 sem gabarito
2 pág.

Biologia Celular Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Aqui estão as respostas para as perguntas da questão: - Por que a água deve estar morna? O que acontece se a água estiver fervendo? A água deve estar morna para ativar o fermento biológico, pois a temperatura ideal para o crescimento do fungo é entre 30 e 35 graus Celsius. Se a água estiver fervendo, o calor pode matar o fermento e impedir o crescimento da massa. - Qual o papel do açúcar na receita, já que a receita não é de pão doce? O açúcar é utilizado como fonte de alimento para o fermento, que o consome e produz gás carbônico, que faz a massa crescer. - O que faz a massa crescer? O fermento biológico consome o açúcar e produz gás carbônico, que fica preso na massa e faz ela crescer. - O que esta questão tem a ver com mitocôndrias? Esta questão não tem relação com mitocôndrias.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais