Buscar

Semiótica e Semiologia. A primeira passa a assumir o significado de teoria geral dos signos (animais e da natureza); e a segunda, como ciência, tra...

Semiótica e Semiologia. A primeira passa a assumir o significado de teoria geral dos signos (animais e da natureza); e a segunda, como ciência, trata dos signos humanos, culturais e textuais. Marque a opção que estaria restrita aos estudos semiológicos


partem da ideia da semiose, concebida como uma lógica do funcionamento do signo, cuja compreensão apenas exige a intervenção de um sujeito: o intérprete.
o signo é fundamentalmente um processo de mediação, e abre, por conseguinte, uma dimensão de infinitude, em que ele se reveste de inúmeros sentidos.
trabalham com o modo de produção do signo, os esquemas inferenciais do raciocínio (dedução, indução) e seu vínculo com a realidade referencial.
cada pessoa visualiza o fenômeno da linguagem de uma forma e as interpretações podem ser infinitas.
entendem por signo a entidade significante/significado, em que qualquer significante, por mais complexo ou mediato, tem sempre como correlato último um significado.

Essa pergunta também está no material:

Teste de Conhecimento em Semiótica e Semiologia
5 pág.

Aspectos Semiológicos do Discurso Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção que estaria restrita aos estudos semiológicos é: "trabalham com o modo de produção do signo, os esquemas inferenciais do raciocínio (dedução, indução) e seu vínculo com a realidade referencial." Isso porque a semiologia é a ciência que estuda os signos humanos, culturais e textuais, ou seja, os signos que são produzidos pelos seres humanos e que possuem uma relação com a cultura e a sociedade. A opção citada trata justamente do modo como esses signos são produzidos e como se relacionam com a realidade referencial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais