Buscar

Os estudos morfológicos estabelecem uma relação estreita entre o morfema e a palavra, visto que esta última se origina e se decompõe no morfema, ra...

Os estudos morfológicos estabelecem uma relação estreita entre o morfema e a palavra, visto que esta última se origina e se decompõe no morfema, razão pela qual a palavra poder ser dividida em unidades de significação, como é o caso, por exemplo, da palavra “livro”, decomposta nos morfemas “livr” + “o”, este último indicativo de gênero masculino. A partir do morfema “livr”, outras palavras podem ser criadas, como: livreiro, livraria etc. Acerca do exposto, analise as afirmativas a seguir:

Em razão de o morfema ser a unidade mínima da morfologia, decorre daí que ele não pode ser dividido em partes menores.
Em razão de o morfema ser a unidade mínima da morfologia, decorre daí que ele pode ser multiplicado ou diminuído em outras partes significativas.
Em razão de o morfema ser a unidade mínima da morfologia, decorre daí que a palavra e o vocábulo tornam-se coisas do passado, apenas estudados nas abordagens tradicionais da gramática.
Em razão de o morfema ser a unidade mínima da morfologia, decorre daí que ele apresenta um traço semântico (isto é, que traz um sentido) que pode se repetir em outras estruturas.
A Somente a afirmativa I está correta.
B As afirmativas I e IV estão corretas.
C As afirmativas I, II e III estão corretas.
D Somente a afirmativa IV está correta.

Essa pergunta também está no material:

Morfologia da Língua Portuguesa PROVA 1 UNIASSELVI
7 pág.

Morfologia da Língua Portuguesa Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: As afirmativas I e IV estão corretas. A afirmativa I está correta, pois o morfema é a unidade mínima da morfologia e não pode ser dividido em partes menores. A afirmativa IV também está correta, pois o morfema apresenta um traço semântico que pode se repetir em outras estruturas, como é o caso do morfema "livr" que aparece em palavras como "livreiro" e "livraria".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais