Buscar

A pneumonia ocorre decorrente da contaminação por um micro-organismo, por meio de inalação, aspiração ou via hematogênica ou contiguidade, que irá ...

A pneumonia ocorre decorrente da contaminação por um micro-organismo, por meio de inalação, aspiração ou via hematogênica ou contiguidade, que irá gerar um processo inflamatório, levando a um edema, inicialmente no interstício pulmonar e, em seguida, nos alvéolos, acarretando uma condensação pulmonar e, consequentemente, alteração da ventilação/perfusão, por efeito shunt, uma vez que são áreas perfundidas e não ventiladas. O diagnóstico é realizado por meio de achados clínicos, alterações na gasometria arterial, hemograma, hemocultura, exame de escarro e radiografia de tórax. No exame de radiografia de tórax em indivíduos com pneumonia é comum observarmos: Assinale a alternativa correta:


a. Hipotransparência (opacidade) homogênea do lado acometido quando a pneumonia for localizada. Em casos de broncopneumonia, a radiografia evidenciará opacidade heterogênea difusa, com infiltrados de padrão alveolar e presença de broncograma aéreo.
b. Hipertransparência (opacidade) homogênea do lado acometido quando a pneumonia for localizada. Em casos de broncopneumonia, a radiografia evidenciará opacidade heterogênea focal, com infiltrados de padrão alveolar.
c. Presença de nódulos no pulmão acometido quando a pneumonia for localizada. Em casos de broncopneumonia, a radiografia evidenciará opacidade homogênea difusa, com infiltrados de padrão intersticial.
d. Presença de cavidades no pulmão acometido quando a pneumonia for localizada. Em casos de broncopneumonia, a radiografia evidenciará opacidade heterogênea focal, com infiltrados de padrão intersticial.

Essa pergunta também está no material:

questionario 1, 2, 3 , 4 de fisioterapia respiratoria
55 pág.

Fisioterapia Respiratória Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: Hipotransparência (opacidade) homogênea do lado acometido quando a pneumonia for localizada. Em casos de broncopneumonia, a radiografia evidenciará opacidade heterogênea difusa, com infiltrados de padrão alveolar e presença de broncograma aéreo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais