Buscar

Questão 18- O processo aterosclerótico decorre de inflamação da parede vascular, e as células inflamatórias estão presentes desde o início da forma...

Questão 18- O processo aterosclerótico decorre de inflamação da parede vascular, e as células inflamatórias estão presentes desde o início da formação da placa de ateroma. Esse processo é precedido por algum dano ao endotélio, provocando disfunção endotelial e, consequentemente, aterosclerose (Vargas e Vieira, 2009). Sobre o processo de aterosclerose e o endotélio, podemos afirmar que:

A trombina produzida pelo endotélio é um fator anti-coagulante.
Uma das consequências do processo de aterosclerose é a diminuição da rigidez e da espessura da parede dos vasos.
A prostaciclina produzida pelo endotélio pode ser considerada uma substância pro-coagulante, favorecendo a formação de trombo.
Metaloproteinases são substâncias produzidas pelas células inflamatórias encontradas na camada íntima dos vasos durante o processo de aterosclerose com a função de romper a placa de ateroma.
A hipertensão arterial é um fator de risco para a aterosclerose, pois age diminuindo a produção de peróxido de hidrogênio e radicais livres, e estas substâncias aumentam a produção do óxido nítrico endotelial que, por sua vez, diminui a aderência de plaquetas.
A) A trombina produzida pelo endotélio é um fator anti-coagulante.
B) Uma das consequências do processo de aterosclerose é a diminuição da rigidez e da espessura da parede dos vasos.
C) A prostaciclina produzida pelo endotélio pode ser considerada uma substância pro-coagulante, favorecendo a formação de trombo.
D) Metaloproteinases são substâncias produzidas pelas células inflamatórias encontradas na camada íntima dos vasos durante o processo de aterosclerose com a função de romper a placa de ateroma.
E) A hipertensão arterial é um fator de risco para a aterosclerose, pois age aumentando a produção de peróxido de hidrogênio e radicais livres, e estas substâncias, por sua vez, reduzem a produção do óxido nítrico endotelial aumentando a aderência leucocitária.

Essa pergunta também está no material:

INTEGRADORA 1 1 PERIODO-1
12 pág.

Sistemas Orgânicos Integrados I Universidade do Grande Rio Professor José de Souza HerdyUniversidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) Metaloproteinases são substâncias produzidas pelas células inflamatórias encontradas na camada íntima dos vasos durante o processo de aterosclerose com a função de romper a placa de ateroma.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais