Buscar

10) Relativo à PATOGENIA VIRAL, observe as figuras A e B e responda: 1.1 - Que fenômeno relativo à interação vírus-hospedeiro está representado nas...

10) Relativo à PATOGENIA VIRAL, observe as figuras A e B e responda:
1.1 - Que fenômeno relativo à interação vírus-hospedeiro está representado nas figuras A e B? Qual a diferença deste fenômeno A e B representam?
R= A) Representa uma infecção persistente com dois quadros clínicos distintos.
B) Representa um quadro de infecção latente com recorrência. As infecções persistentes se caracterizam pela disponibilidade viral no organismo do indivíduo (inclusive podendo ser eliminado por este de forma contínua). Elas ocorrem quando há produção viral em determinados momentos, apresentando sinais clínicos. Já nas infecções latentes, há a presença do genoma viral de modo inativo, podendo em alguns momentos, mediante situações específicas (como estresse), reativar a infecção.
1.2. Qual a família viral é capaz de induzir este tipo de fenômeno e por que?
R= Herpesviridae, uma vez que pode apresentar um quadro de infecção aguda (geralmente benigno e autolimitado), bem como pode desencadear uma infecção latente (caracterizada pela recorrência do quadro clínico) e ainda pode apresentar-se como persistente (sendo reativada em quadro clínico grave mediante o imunocomprometimento do paciente, ou ainda apresentando um quadro de oncogênese). A infecção latente é marcada pela recorrência, enquanto na persistente não há a eliminação do vírus do organismo, gerando um novo quadro clínico em momento diverso da vida. Um exemplo de infecção persistente é a manifestação de catapora durante a infância e de herpes-zoster no idoso. Enquanto um exemplo de infecção latente poderia ser o de herpes labial.
1.1 - Que fenômeno relativo à interação vírus-hospedeiro está representado nas figuras A e B? Qual a diferença deste fenômeno A e B representam?
1.2. Qual a família viral é capaz de induzir este tipo de fenômeno e por que?

Essa pergunta também está no material:

Prova micro virus
5 pág.

Medicina Veterinária Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Federal de Minas Gerais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1.1 - O fenômeno representado nas figuras A e B é a infecção persistente e a infecção latente, respectivamente. A diferença entre esses fenômenos é que na infecção persistente, o vírus está continuamente presente no organismo do indivíduo, podendo ser eliminado de forma contínua e apresentando sinais clínicos em determinados momentos. Já na infecção latente, o genoma viral está presente de forma inativa, podendo ser reativado em momentos específicos, como em situações de estresse, resultando na recorrência do quadro clínico. 1.2 - A família viral capaz de induzir esse tipo de fenômeno é a Herpesviridae. Isso ocorre porque os vírus dessa família podem causar infecções agudas, infecções latentes com recorrência e infecções persistentes. A infecção latente é caracterizada pela recorrência do quadro clínico, enquanto na infecção persistente o vírus não é eliminado do organismo, podendo gerar um novo quadro clínico em momentos diferentes da vida. Exemplos de infecção persistente são a catapora na infância e o herpes-zóster em idosos, enquanto o herpes labial é um exemplo de infecção latente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais