Buscar

Conhecer os distúrbios e as causas de distúrbios de desenvolvimento celular, tais como atrofia, hipertrofia, hiperplasia, metaplasia, displasia e n...

Conhecer os distúrbios e as causas de distúrbios de desenvolvimento celular, tais como atrofia, hipertrofia, hiperplasia, metaplasia, displasia e neoplasia; Estudar o conceito de neoplasia e seu comportamento biológico, ou seja, quando é definida como benigna ou maligna.

O objetivo é conhecer os distúrbios e as causas de distúrbios de desenvolvimento celular.
Entre os distúrbios de desenvolvimento celular, estão atrofia, hipertrofia, hiperplasia, metaplasia, displasia e neoplasia.
O conceito de neoplasia e seu comportamento biológico são estudados, incluindo quando é definida como benigna ou maligna.

Essa pergunta também está no material:

teorico (13)
24 pág.

Patologia Veterinária

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os distúrbios de desenvolvimento celular, como atrofia, hipertrofia, hiperplasia, metaplasia, displasia e neoplasia, podem ocorrer por diferentes causas. A atrofia é caracterizada pela diminuição do tamanho das células ou do órgão como um todo, geralmente devido à falta de estímulo ou nutrição inadequada. A hipertrofia ocorre quando as células aumentam de tamanho, geralmente em resposta a um estímulo fisiológico, como o aumento da demanda funcional. A hiperplasia é o aumento no número de células em um tecido ou órgão, também em resposta a estímulos fisiológicos. A metaplasia é a transformação de um tipo de célula em outro tipo, geralmente como uma adaptação a um estímulo crônico. A displasia é uma alteração no tamanho, forma e organização das células, podendo ser um estágio pré-cancerígeno. Já a neoplasia é o crescimento anormal e descontrolado de células, podendo ser benigna (não cancerígena) ou maligna (cancerígena), dependendo de suas características biológicas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais