Buscar

(TJ-PR/2016 - Adaptada) A Lei 7.347/85, que disciplina a ação civil pública, estabelece que as empresas públicas e de economia mista não têm legiti...

(TJ-PR/2016 - Adaptada) A Lei 7.347/85, que disciplina a ação civil pública, estabelece que as empresas públicas e de economia mista não têm legitimidade para propor ação civil pública, devendo solicitar o ajuizamento da ação à pessoa política a que pertencem. A ação civil pública poderá ter por objeto somente o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer, não podendo ter por objeto a condenação em dinheiro. A Lei 8.078/90 dispõe sobre a facilitação da defesa do consumidor em juízo. Sobre o tema, é possível afirmar que

A Lei 7.347/85 estabelece que empresas públicas e de economia mista não têm legitimidade para propor ação civil pública.
A ação civil pública pode ter por objeto somente o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer.
A Lei 8.078/90 dispõe sobre a facilitação da defesa do consumidor em juízo.
O juiz pode deferir a inversão do ônus da prova exclusivamente ao consumidor, sempre que o direito debatido for verossímil ou o consumidor hipossuficiente, levando-se em consideração as suas máximas de experiência.
ficará a critério do juiz deferir a inversão do ônus da prova exclusivamente ao consumidor, sempre que o direito debatido for verossímil ou o consumidor hipossuficiente, levando-se em consideração as suas máximas de experiência.
a inversão do ônus da prova poderá favorecer o fornecedor, dado o princípio da isonomia aplicado às relações de consumo que forem abordadas em juízo.
para que haja a inversão do ônus da prova, o juiz deve se basear nos termos da lei, sem levar em consideração as suas máximas de experiência.
a inversão do ônus da prova é facultativa ao juiz, ainda que demonstrada a verossimilhança das alegações e a hipossuficiência do consumidor.

Essa pergunta também está no material:

AV DIREITO DO CONSUMIDOR
4 pág.

Direito do Consumidor

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "O juiz pode deferir a inversão do ônus da prova exclusivamente ao consumidor, sempre que o direito debatido for verossímil ou o consumidor hipossuficiente, levando-se em consideração as suas máximas de experiência." A Lei 8.078/90, que dispõe sobre a facilitação da defesa do consumidor em juízo, prevê a possibilidade de inversão do ônus da prova em favor do consumidor, desde que este seja hipossuficiente ou que a verossimilhança das alegações seja grande. O juiz pode deferir a inversão do ônus da prova exclusivamente ao consumidor, levando em consideração as suas máximas de experiência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais