Buscar

Pode o autor promover a consignatória, não apenas para consignar, mas também para discutir o valor da obrigação? E se o credor disser que o valor d...

Pode o autor promover a consignatória, não apenas para consignar, mas também para discutir o valor da obrigação? E se o credor disser que o valor depositado na consignatória está incorreto e o devedor concordar e complementar o valor? Qual é a sentença? Quais são as ações locatícias previstas na Lei 8.245/91 e quais são as principais características da disciplina geral das ações locatícias?

O autor pode promover a consignatória para discutir o valor da obrigação.
Se o credor disser que o valor depositado na consignatória está incorreto e o devedor concordar e complementar o valor, a sentença da consignatória será de procedência total, ainda que o autor, a principio, não tenha oferecido o valor integral, para declarar a extinção da obrigação. Contudo, os honorários serão devidos pelo autor, vencedor da ação, pois a recusa do credor em receber o valor inferior ao devido era legítima.
As ações locatícias previstas na Lei 8.245/91 são: ação de despejo, ação de cobrança, ação revisional de aluguel e ação renovatória de locação comercial.
As principais características da disciplina geral das ações locatícias são: processamento das ações locatícias mesmo durante as férias forenses, competência do foro da situação do imóvel, valor da causa correspondendo a 12 meses de aluguel e citação feita mediante carta com AR se autorizado no contrato.

Essa pergunta também está no material:

Procedimentos Especiais
73 pág.

Direito Processual Civil I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, o autor pode promover a consignatória para discutir o valor da obrigação. Se o credor disser que o valor depositado na consignatória está incorreto e o devedor concordar e complementar o valor, a sentença da consignatória será de procedência total, ainda que o autor, a princípio, não tenha oferecido o valor integral, para declarar a extinção da obrigação. Contudo, os honorários serão devidos pelo autor, vencedor da ação, pois a recusa do credor em receber o valor inferior ao devido era legítima. As ações locatícias previstas na Lei 8.245/91 são: ação de despejo, ação de cobrança, ação revisional de aluguel e ação renovatória de locação comercial. As principais características da disciplina geral das ações locatícias são: processamento das ações locatícias mesmo durante as férias forenses, competência do foro da situação do imóvel, valor da causa correspondendo a 12 meses de aluguel e citação feita mediante carta com AR se autorizado no contrato.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais