Logo Passei Direto
Buscar

Educação Inclusiva

Colégio Objetivo
A concepção religiosa de que o portador de deficiência era um ser impuro e pecador, predominou até meados da idade moderna, onde no século XVI, os médicos Paracelso e Cardano passaram a estudar e defender a ideia que a deficiência era decorrência de fatores hereditários ou congênitos, que poderiam ser tratados pela medicina. Considerando esse contexto, assinale a opção correta.


a. Os portadores de deficiência foram mantidos longe do convívio social conforme a igreja havia ordenado.
b. A igreja discordou dos médicos Paracelso e Cardano e os mandou para a prisão.
c. O alto clero continuou a sacrificar portadores de deficiência pois, segundo ela, eram seres impuros e pecadores.
d. Com as mudanças ocorridas neste período nos países do ocidente, os preceitos religiosos e morais foram modificados e a igreja passou a oferecer assistência às pessoas com deficiência.
e. Analisando caso a caso, a igreja decidia os portadores de deficiência que ficavam vivos e os que morreriam.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas com base no contexto apresentado: a) Os portadores de deficiência foram mantidos longe do convívio social conforme a igreja havia ordenado. - Essa afirmação é verdadeira em parte, mas não reflete a mudança que ocorreu com os estudos de Paracelso e Cardano. b) A igreja discordou dos médicos Paracelso e Cardano e os mandou para a prisão. - Não há evidências históricas que sustentem essa afirmação. c) O alto clero continuou a sacrificar portadores de deficiência pois, segundo ela, eram seres impuros e pecadores. - Embora essa ideia tenha existido, não é a principal mudança que ocorreu no período mencionado. d) Com as mudanças ocorridas neste período nos países do ocidente, os preceitos religiosos e morais foram modificados e a igreja passou a oferecer assistência às pessoas com deficiência. - Esta opção reflete a transição que começou a ocorrer com a nova compreensão sobre a deficiência, promovida pelos estudos de Paracelso e Cardano. e) Analisando caso a caso, a igreja decidia os portadores de deficiência que ficavam vivos e os que morreriam. - Essa afirmação é extrema e não é uma representação precisa do que ocorreu. A alternativa correta, que melhor reflete a mudança de perspectiva sobre a deficiência nesse contexto histórico, é: d) Com as mudanças ocorridas neste período nos países do ocidente, os preceitos religiosos e morais foram modificados e a igreja passou a oferecer assistência às pessoas com deficiência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A opção correta é a letra D. Com as mudanças ocorridas neste período nos países do ocidente, os preceitos religiosos e morais foram modificados e a igreja passou a oferecer assistência às pessoas com deficiência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1
User badge image

marines cardoso

há 11 meses

Resposta correta letra E: Analisando caso a caso, a igreja decidia os portadores de deficiência que ficavam vivos e os que morreria


Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para que o trabalho da equipe multidisciplinar ocorra com êxito, é indispensável a participação coletiva na tomada de decisões. Contudo, um dos envolvidos é responsável por estabelecer prioridades que permite a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social. Assim é correto afirmar que:


a. A escola é responsável por estabelecer prioridades que permite a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social.
b. O professor é responsável por estabelecer prioridades que permite a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social.
c. A família é responsável por estabelecer prioridades que permitem a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social.
d. A comunidade é responsável por estabelecer prioridades que permite a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social.
e. A gestão educacional é responsável por estabelecer prioridades que permite a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social.

Considerando o que foi estudado ao longo da disciplina, o Projeto Político Pedagógico tem como finalidade, explicar e definir as ações a serem realizadas pela escola, para atender a comunidade a qual pertence, estabelecendo uma ponte entre dois elementos. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde aos dois elementos


a. Escola e sociedade
b. Sociedade, família e a Política educacional.
c. Política educacional do município e da família.
d. Família, escola e a Política educacional.
e. Política educacional do município e da comunidade

(...) a orientação sexual não deve e não pode ter como objetivo a transmissão de verdades ou valores morais, tampouco reduzir se à transmissão de informações, mas é preciso que o educador tenha bem clara a importância de que seu aluno amplie a visão de mundo que tem e descubra por si como conquistar um caminho e um espaço na sociedade que o leve a ter uma vida sexual mais plena possível, transpondo as barreiras da desigualdade sexual, do preconceito, dos tabus, do medo e da intolerância. MAIA, A. C. B.; RIBEIRO, P. R. M. Orientação sexual e síndrome de down: esclarecimentos para educadores. Bauru: Joarte Gráfica e Editora, Unesp – F.C., 2009. Considerando a citação feita por Maia e Roberto (2009), é correto afirmar que:

I. A educação sexual deve ter como objetivo a transmissão de verdades e valores morais.
II. A educação sexual deve ter como objetivo a transmissão de informações.
III. O educador deve ter clara a importância de que o aluno amplie a visão de mundo que tem.
IV. O educador deve ensinar ao aluno como conquistar um caminho e um espaço na sociedade que o leve a ter uma vida sexual mais plena possível.
V. A educação sexual deve transpor as barreiras da desigualdade sexual, do preconceito, dos tabus, do medo e da intolerância.
a. Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
b. Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
c. Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
d. Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e. Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.

Tendo a desigualdade social e financeira como um fator que dificulta o desenvolvimento do sujeito com deficiência, assim como sua relação com o meio, no qual está inserido, causando, por exemplo, um quadro de abandono ou de isolamento no seio familiar. Frente a isto, assinale a alternativa que corresponde ao papel da família na precaução de casos de isolamento e abandono.


a. A família deve promover um espaço de apoio mútuo e de compreensão e aceitação, além de ensinar valores éticos e morais a este sujeito.
b. A família deve promover a socialização e a compreensão dos valores éticos e morais da família a qual este sujeito pertence.
c. A família tem como responsabilidade promover o desenvolvimento social, mesmo sem a aceitação da sociedade.
d. A família deve acolher e promover a construção de laços afetivos entre sujeito com deficiência e a comunidade em que vive.
e. A família é responsável por garantir a inclusão desse sujeito com deficiência, no contexto social.

Mais conteúdos dessa disciplina