Buscar

As leishmanioses são doenças infecciosas não contagiosas causadas por protozoários parasitos pertencentes ao gênero Leishmania. A transmissão ocorr...

As leishmanioses são doenças infecciosas não contagiosas causadas por protozoários parasitos pertencentes ao gênero Leishmania. A transmissão ocorre por meio da picada de flebotomíneos fêmea infectadas com formas promastigotas que, durante o repasto sanguíneo, são inoculadas juntamente com a saliva na pele do mamífero. A leishmaniose apresenta um amplo espectro de apresentações clínicas, mas as principais são a leishmaniose tegumentar e a leishmaniose visceral. 

 

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de vigilância da leishmaniose tegumentar. Brasília, 2017.

 

A respeito do diagnóstico da LT e LV, assinale a alternativa correta:

Alternativas


Alternativa 1:


Um teste sorológico negativo descarta o diagnóstico de leishmaniose.


Alternativa 2:


A forma promastigota de Leishmania é a encontrada na microscopia de material de lesão de pacientes com LT.


Alternativa 3:


O teste intradérmico de Montenegro avalia a resposta de anticorpos contra a Leishmania, e não distingue infecção recente de passada.


Alternativa 4:


Pacientes com LV e HIV apresentam a resposta imune celular debilitada e consequentemente a quantidade de parasitos teciduais é baixa.


Alternativa 5:


No início da LT a quantidade de parasitos é alta, mas a resposta imune pode não estar completamente desenvolvida, resultando em positividade na pesquisa direta do parasito e negatividade ou baixos títulos na sorologia.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a 3: "O teste intradérmico de Montenegro avalia a resposta de anticorpos contra a Leishmania, e não distingue infecção recente de passada."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais