Buscar

3. Que é compensação tributária? Quando nasce o direito subjetivo à compensação tributária? Determinada lei editada em momento posterior ao do nasc...

3. Que é compensação tributária? Quando nasce o direito subjetivo à compensação tributária? Determinada lei editada em momento posterior ao do nascimento do “direito subjetivo” à compensação estabelece limites ao seu exercício, como por exemplo, limitando o crédito a compensar a determinado valor por mês, impedindo a incidência de juros de mora ao crédito. Essas novas regras que limitam a compensação se comparadas à legislação até então vigente impactam o exercício do direito de compensar consagrado anteriormente à vigência dessa lei? Há direito adquirido à compensação? (Vide anexo III).

Compensação tributária é uma das modalidades previstas no Código Tributário Nacional (art. 156, inciso II) de extinção do crédito tributário.
O direito subjetivo à compensação tributária nasce quando há previsão legal sobre a compensação e a obrigação tributária já foi constituída.
As novas regras que limitam a compensação tributária, se comparadas à legislação até então vigente, podem impactar o exercício do direito de compensar consagrado anteriormente à vigência dessa lei.
Há direito adquirido à compensação tributária.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A compensação tributária é uma modalidade prevista no Código Tributário Nacional para a extinção do crédito tributário. O direito subjetivo à compensação tributária surge quando há previsão legal sobre a compensação e a obrigação tributária já foi constituída. As novas regras que limitam a compensação tributária, se comparadas à legislação anterior, podem impactar o exercício do direito de compensar que foi estabelecido antes da vigência dessa lei. No entanto, é importante analisar o caso específico e consultar um profissional especializado para uma orientação mais precisa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais