Buscar

Tendo como base o texto citado acima e os conteúdos discutidos na disciplina de Geografia Política, assinale a alternativa que apresenta, corretame...

Tendo como base o texto citado acima e os conteúdos discutidos na disciplina de Geografia Política, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma das principais críticas, feita pelas abordagens contemporâneas do imperialismo às interpretações sobre o fenômeno dos marxistas clássicos:


A O pensamento marxista sobre o imperialismo encoraja a centralização da religião como instrumento de dominação e marginaliza a consideração das variáveis militares e econômicas relacionadas com o fenômeno.
B A abordagem marxista a respeito do imperialismo favorece uma redução do fenômeno ao seu caráter cultural e social, negligenciando a influência das capacidades econômicas e militares para a consolidação do fenômeno.
C A interpretação marxista do imperialismo tende a esvaziar o caráter político desse fenômeno, uma vez que prioriza as variáveis sistêmicas e estruturais em detrimento da observação das decisões políticas dos atores envolvidos.
D A leitura marxista a respeito do imperialismo fomenta uma interpretação economicista do fenômeno, excluindo as variáveis vinculadas à capacidade militar de um Estado e à necessidade de expansão territorial da observação.
E O enquadramento marxista sobre o imperialismo acaba por adicionar excessiva importância ao componente político do fenômeno, compreendendo que a dominação imperialista permanece em decorrência da passividade dos atores dominados.

Essa pergunta também está no material:

APOL 1_Geografia Politica
14 pág.

Geografia Política

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "A leitura marxista a respeito do imperialismo fomenta uma interpretação economicista do fenômeno, excluindo as variáveis vinculadas à capacidade militar de um Estado e à necessidade de expansão territorial da observação." As abordagens contemporâneas do imperialismo criticam a interpretação marxista por considerá-la economicista, ou seja, por enfatizar demais a dimensão econômica do fenômeno e negligenciar outros aspectos importantes, como a capacidade militar de um Estado e a necessidade de expansão territorial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais