Buscar

A partir da segunda metade do século XX, o Brasil passou por intenso processo de urbanização. Essa urbanização ocorreu de modo concentrado, sendo q...

A partir da segunda metade do século XX, o Brasil passou por intenso processo de urbanização. Essa urbanização ocorreu de modo concentrado, sendo que a população passou se expandir de modo mais significativo nas capitais. Esse efeito da urbanização concentrada em pontos específicos do território brasileiro levou a um processo de metropolização. 

A metropolização foi decorrente de um inchaço populacional, acompanhada de enormes gargalos até hoje não superados, entre eles o déficit habitacional, o crescimento desordenado da cidade e a especulação imobiliária em terrenos ociosos.

Suponha que você seja professor de Geografia.

Você está planejando a aula em que irá demonstrar aos alunos medidas que podem ser tomadas pelas Prefeituras para, efetivamente, contribuir para solucionar os problemas oriundos da metropolização, como déficit habitacional, o crescimento desordenado e a especulação imobiliária.

Com base nessa situação, responda:

a) O que são os instrumentos de indução ao desenvolvimento urbano?

b) Por que o IPTU progressivo no tempo é uma importante ferramenta aos planejadores urbanos para promover o direito a uma cidade mais inclusiva?  


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Os instrumentos de indução ao desenvolvimento urbano são medidas que as Prefeituras podem adotar para orientar o crescimento urbano e promover o desenvolvimento sustentável das cidades. Esses instrumentos incluem, por exemplo, o Plano Diretor, o Estatuto da Cidade, o Zoneamento Urbano, entre outros. b) O IPTU progressivo no tempo é uma importante ferramenta aos planejadores urbanos para promover o direito a uma cidade mais inclusiva, pois ele incentiva a utilização adequada do solo urbano e combate a especulação imobiliária. Com o IPTU progressivo, os proprietários de terrenos ociosos ou subutilizados são penalizados com um aumento progressivo do imposto, o que os incentiva a utilizar o terreno de forma produtiva e a contribuir para o desenvolvimento urbano.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais