Buscar

É importante para engenheiros e projetistas conhecer as tensões atuando em vigas, eixos e demais elementos estruturais. Contudo a utilização da fór...

É importante para engenheiros e projetistas conhecer as tensões atuando em vigas, eixos e demais elementos estruturais. Contudo a utilização da fórmula do cisalhamento apresenta algumas limitações quanto ao seu uso, tão importante quanto conhecer e saber utilizar a equação da tensão de cisalhamento é necessário conhecer suas limitações a fim de não obter valores errôneos em projetos. Neste sentido, assinale a alternativa que apresenta uma das limitações da fórmula da tensão de cisalhamento ou uma aplicação da mesma. a. A fórmula da tensão de cisalhamento é amplamente utilizada para determinar a tensão em vigas de seção transversal achatada. b. A fórmula da tensão de cisalhamento apresenta resultados satisfatórios para vigas com contorno irregular. c. A fórmula da tensão de cisalhamento apresenta erros consideráveis quando aplicada a vigas de seção transversal quadrada. d. A fórmula da tensão de cisalhamento não deve ser utilizada para calcular a tensão de cisalhamento quando temos mudança brusca de seção transversal. e. A fórmula da tensão de cisalhamento não pode ser utilizada para determinar a tensão na alma de uma viga.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "A fórmula da tensão de cisalhamento não deve ser utilizada para calcular a tensão de cisalhamento quando temos mudança brusca de seção transversal". Isso ocorre porque a fórmula do cisalhamento é baseada em uma seção transversal constante, e mudanças bruscas na seção transversal podem levar a variações significativas na tensão de cisalhamento, tornando a fórmula imprecisa.

0
Dislike0
User badge image

José Guilherme Morais Cagnon

Diante do exposto, a alternativa correta para o referente exercício é:

d. A fórmula da tensão de cisalhamento não deve ser utilizada para calcular a tensão de cisalhamento quando temos mudança brusca de seção transversal.

O motivo pelo qual a alternativa "d" é a correta é que a fórmula da tensão de cisalhamento é baseada em algumas premissas simplificadoras e suposições, e uma de suas limitações é a aplicação em situações onde ocorrem mudanças bruscas na seção transversal da viga ou elemento estrutural. Nestes casos, a distribuição real das tensões de cisalhamento pode ser afetada e a fórmula não seria precisa para calcular as tensões nessa região específica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais