Logo Passei Direto
Buscar
No que diz respeito às características do desenvolvimento motor na fase da adolescência, analise as seguintes assertivas: I. As habilidades do movimento especializado são padrões de movimento fundamentais refinados e combinados. II. Nessa fase, ocorre a estabilização do padrão reflexo dos movimentos básicos. III. As habilidades para a realização de esportes como natação, atletismo ou futebol correspondem a habilidades do movimento especializado. Qual(is) assertiva(s) correta(s)? a. Apenas I e III. b. Apenas II, III. c. Apenas I. d. I, II, III. e. Apenas I, II.
User badge image
mynery77

há 3 anos

User badge image
mynery77

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 anos

A alternativa correta é a letra A) Apenas I e III. A assertiva I está correta, pois na adolescência, as habilidades do movimento especializado são padrões de movimento fundamentais refinados e combinados. Já a assertiva II está incorreta, pois na adolescência, ocorre a transição do padrão reflexo para o padrão voluntário dos movimentos básicos. Por fim, a assertiva III está correta, pois as habilidades para a realização de esportes como natação, atletismo ou futebol correspondem a habilidades do movimento especializado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Estudante PD

há 3 anos

A alternativa correta é a letra A) Apenas I e III. A assertiva I está correta, pois na adolescência, as habilidades do movimento especializado são padrões de movimento fundamentais refinados e combinados. Já a assertiva II está incorreta, pois na adolescência, ocorre a transição do padrão reflexo para o padrão voluntário dos movimentos básicos. Por fim, a assertiva III está correta, pois as habilidades para a realização de esportes como natação, atletismo ou futebol correspondem a habilidades do movimento especializado.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
User badge image

Lucas Ferreira

há 3 anos

A assertiva correta é a letra a. Apenas I e III são corretas.

I. As habilidades do movimento especializado são padrões de movimento fundamentais refinados e combinados. Durante a adolescência, os adolescentes aprimoram e refinam suas habilidades motoras, como arremessar, chutar ou nadar, através da prática e do desenvolvimento da coordenação motora.

II. Nessa fase, ocorre a estabilização do padrão reflexo dos movimentos básicos. Essa afirmativa está incorreta, pois a estabilização do padrão reflexo dos movimentos básicos ocorre na infância, não na adolescência.

III. As habilidades para a realização de esportes como natação, atletismo ou futebol correspondem a habilidades do movimento especializado. Essa afirmativa está correta. Durante a adolescência, os jovens podem desenvolver habilidades motoras especializadas específicas para diferentes esportes, como natação, atletismo ou futebol.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O processo do desenvolvimento motor revela-se basicamente por alterações no comportamento motor. Todos nós — bebês, crianças, adolescentes e adultos — estamos envolvidos no processo permanente de aprender a moverse com controle e competência em reação aos desafios que enfrentamos diariamente em um mundo em constante mutação.
Assim, assinale a alternativa que contém uma definição correta para movimento estabilizador.
a. Referese tanto à manipulação motora rudimentar quanto à manipulação motora refinada.
b. Qualquer movimento no qual algum grau de equilíbrio é necessário (isto é, virtualmente, toda atividade motora rudimentar). Movimento estabilizador é qualquer movimento no qual algum grau de equilíbrio é necessário (isto é, virtualmente, toda atividade motora rudimentar). Em sentido mais estreito, um movimento estabilizador é aquele não locomotor e não manipulativo.
c. Podem ser classificados como agrupadores de informações, caçadores de alimentação e de reações protetoras.
d. Compõem a segunda forma de movimento involuntário e são notavelmente similares, na aparência, a comportamentos voluntários posteriores, mas são inteiramente involuntários.
e. Referese a movimentos que envolvem mudanças na localização do corpo relativamente a um ponto fixo na superfície.

Os humanos apresentam uma grande capacidade de realizar tarefas minuciosas, como escrever, fazer crochê, bordar e digitar. Essas tarefas são realizadas graças à nossa coordenação motora, que vamos aperfeiçoando durante o nosso desenvolvimento.
As habilidades motoras que requerem precisão são chamadas de:
a. Habilidades motoras exatas.
b. Habilidades motoras grossas.
c. Habilidades motoras finas. As habilidades motoras finas são aquelas que garantem a realização de uma tarefa precisa, como escrever.
d. Habilidades motoras específicas.
e. Habilidades motoras precisas.

O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo. Assim, assinale a alternativa que contém uma definição correta para movimento locomotor.
a. Refere-se a movimentos que envolvem mudanças na localização do corpo relativamente a um ponto fixo na superfície. Movimento locomotor refere-se a movimentos que envolvem mudanças na localização do corpo relativamente a um ponto fixo na superfície. Caminhar, correr, pular, ficar apoiado em um pé só ou saltar um obstáculo é desempenhar uma tarefa locomotora.
b. Compõem a segunda forma de movimento involuntário e são notavelmente similares, na aparência, a comportamentos voluntários posteriores, mas são inteiramente involuntários.
c. Qualquer movimento no qual algum grau de equilíbrio é necessário (isto é, virtualmente toda atividade motora rudimentar).
d. Podem ser classificados como agrupadores de informações, caçadores de alimentação e de reações protetoras.
e. Refere-se tanto à manipulação motora rudimentar quanto à manipulação motora refinada.

A coordenação motora é a capacidade do cérebro de equilibrar os movimentos do corpo, mais especificamente dos músculos e das articulações. Nesse sentido, sobre a combinação de movimentos, avalie as assertivas abaixo e depois responda ao que se pede:
Está correto o que se diz em:
I – Fase da transição — 7 ou 8 anos — envolve a combinação e aplicação de habilidades de movimento fundamental ao desempenho de habilidades especializadas, significativamente, em ambiente esportivo e de recreação.
II – Fase da aplicação — 11 e 13 anos — envolve foco em habilidade, precisão e quantidade de aspectos do acompanhamento e desenvoltura para o desempenho dos movimentos.
III – Utilização ao longo da vida — dos 14 nos em diante) — envolve o conhecimento de movimentos já aprendidos ao longo da vida. Depende muito de talento, oportunidades, condições físicas e vontade pessoal.
a. II, apenas.
b. I, apenas.
c. I, II e III.
d. I e III apenas.
e. II e III apenas.

O período das habilidades especializadas move as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas fundamentais, que passam a ser combinadas, refinadas e com maior exigência de movimentos. A coordenação motora é a capacidade do cérebro de equilibrar os movimentos do corpo, mais especificamente dos músculos e das articulações. Nesse sentido, avalie as afirmativas abaixo e, em seguida, responda ao que se pede. I. Em algumas dificuldades de movimentos vistas nas crianças existem evidências de que essas desordens são acompanhadas por dificuldades emocionais e sociais, tais como problemas comportamentais, baixa autoestima, estabelecimento pobre de metas, autoconceito muito baixo, com uma fraca inclinação para aceitar responsabilidades e competências sociais muito pobres. II. A coordenação motora é a capacidade do cérebro de equilibrar os movimentos do corpo, mais especificamente dos músculos e das articulações, ela pode ser analisada em crianças e, se constatada sua deficiência, pode-se recorrer a práticas que estimulem sua melhoria, como é o caso das atividades físicas que fazem com que a criança estimule o cérebro para que este equilibre seus movimentos. III. Coordenação motora grossa ou geral, que visa utilizar os grandes músculos (esqueléticos) de forma mais eficaz, tornando o espaço mais tolerável à dominação do corpo. Coordenação motora fina, que visa utilizar os pequenos músculos de forma mais eficaz, tornando o ambiente controlável pelo corpo para o manuseio de objetos. Está correto o que se diz em:
a. I e III apenas.
b. II, apenas.
c. I, II e III.
d. II e III apenas.
e. I, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina