Buscar

Olhar para a história do corpo é também olhar para questões que denotam que em uma mesma realidade pode haver modos diferentes de avaliar o corpo. ...

Olhar para a história do corpo é também olhar para questões que denotam que em uma mesma realidade pode haver modos diferentes de avaliar o corpo. Por exemplo, ao analisarmos a presença do corpo na história Grega, enxerga-se nela uma contraposição entre a necessidade do cultivo intelectual imprescindível ao mundo político e o elogio da força e da aparência física como traços constituintes de uma sociedade agonística e guerreira.

 

HEROLD JÚNIOR, C. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2023.

 

Considerando o fragmento acima e as discussões levantadas na disciplina sobre a história do corpo na Grécia Antiga e sua relação com o nascimento da filosofia, avalie as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas:

 

I – O nascimento de uma sociedade política baseada na reflexão e argumentação racional dos problemas da pólis colocou em evidência a dimensão corporal do homem. Esse destaque se deu pela exaltação e culto dessa dimensão em nome da inteligência e do discurso, uma vez que ter o corpo forte demonstrava inteligência e sabedoria.

II – Na construção do imenso e belo edifício artístico, filosófico e político da sociedade Grega, o corpo humano ofereceu motivos relevantes para o entendimento da concatenação e das rupturas existentes entre o homem, a natureza e a sociedade. Como integrar esses três âmbitos foi o que levou ao nascimento da filosofia.

III – Na Grécia pode-se destacar duas partes corporais que representam a sociedade: de um lado a “língua grande”, que simboliza a força dos atletas e dos guerreiros como figuras elogiadas na estrutura sociocultural grega; e de outro o “ombro largo”, de quem fala, argumenta e elabora seu discurso por meio da retórica.

 

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

Alternativas


Alternativa 1:


V, V, V.


Alternativa 2:


V, F, V.


Alternativa 3:


V, V, F.


Alternativa 4:


F, V, F.


Alternativa 5:


F, F, F.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a 2: V, F, V. A afirmação I está incorreta, pois na Grécia Antiga, a dimensão corporal não era exaltada em nome da inteligência e do discurso, mas sim em nome da força e da aparência física. A afirmação II está incorreta, pois o nascimento da filosofia não se deu pela concatenação entre homem, natureza e sociedade, mas sim pela busca por explicações racionais e lógicas para o mundo. A afirmação III está correta, pois na Grécia Antiga, os atletas e guerreiros eram figuras elogiadas na estrutura sociocultural, enquanto os oradores e filósofos eram valorizados pela retórica e argumentação.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais