Buscar

5- Na avaliação nutricional temos dois métodos importantes para realizar com segurança e garantia a avaliação nutricional de um paciente. Quais são...

5- Na avaliação nutricional temos dois métodos importantes para realizar com segurança e garantia a avaliação nutricional de um paciente. Quais são esses métodos? Explique cada um deles.


Essa pergunta também está no material:

atividades Avaliação nutricional
19 pág.

Avaliacao Nutricional Exercicio Faculdade de Pimenta BuenoFaculdade de Pimenta Bueno

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Na avaliação nutricional, existem dois métodos importantes para realizar com segurança e garantia a avaliação de um paciente: o inquérito alimentar e o exame físico. 1. Inquérito alimentar: É um método que consiste em obter informações detalhadas sobre os hábitos alimentares do paciente. O profissional de nutrição realiza perguntas sobre o que o paciente costuma comer, em que quantidades, horários das refeições, preferências alimentares, entre outros aspectos. Essas informações são importantes para identificar possíveis deficiências nutricionais, excessos, desequilíbrios e adequar a dieta de acordo com as necessidades individuais. 2. Exame físico: Nesse método, o profissional realiza uma avaliação física do paciente, observando características como peso, altura, circunferências corporais, dobras cutâneas, entre outros parâmetros. Essas medidas são utilizadas para calcular índices como o Índice de Massa Corporal (IMC) e a relação cintura-quadril, que auxiliam na identificação de possíveis alterações nutricionais, como sobrepeso, obesidade, desnutrição, entre outros. Esses dois métodos são complementares e permitem uma avaliação nutricional mais completa e precisa, fornecendo informações importantes para o planejamento de intervenções nutricionais adequadas ao paciente.

0
Dislike0
User badge image

Enne Silva

Os dois métodos importantes na avaliação nutricional são a avaliação subjetiva global (ASG) e a avaliação objetiva global (AOG).

1. **Avaliação Subjetiva Global (ASG):** A ASG é um método que envolve uma avaliação clínica subjetiva realizada por um profissional de saúde, geralmente um nutricionista ou médico. Neste método, o profissional coleta informações sobre o histórico médico e nutricional do paciente, sintomas de desnutrição, alterações no apetite, perda de peso recente, alterações na ingestão alimentar e capacidade funcional. Com base nessas informações, o profissional faz uma avaliação subjetiva do estado nutricional do paciente, classificando-o em bem nutrido, moderadamente desnutrido ou gravemente desnutrido. A ASG é uma ferramenta rápida e prática, especialmente útil em ambientes clínicos onde recursos são limitados.

2. **Avaliação Objetiva Global (AOG):** A AOG é uma abordagem mais abrangente que combina a avaliação subjetiva com medidas objetivas, como parâmetros antropométricos, exames bioquímicos e exame físico. Este método envolve a coleta de dados detalhados sobre a composição corporal, biomarcadores bioquímicos relevantes (como níveis séricos de albumina, pré-albumina, hemoglobina), avaliação da ingestão alimentar e exame físico completo. A AOG permite uma avaliação mais completa e precisa do estado nutricional do paciente, identificando deficiências nutricionais específicas e fornecendo informações para orientar o planejamento do tratamento nutricional adequado.

Ambos os métodos são importantes para garantir uma avaliação nutricional completa e precisa, permitindo uma intervenção adequada para melhorar o estado de saúde do paciente.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais